denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
11/07/2020     nenhum comentário

TERCEIRIZADA DEIXA TRABALHADORES DE CUBATÃO SEM SALÁRIOS

Cerca de 300 profissionais estão sendo prejudicados sem ter a previsão do dia que receberão os proventos neste mês.

Denúncia da página O Guardião, de Cubatão, aponta que em plena pandemia, os trabalhadores que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19 não conseguem receber seus pagamentos com regularidade.

Não bastassem os riscos sanitários, os profissionais contratados pela empresa Sociedade Caminho de Damasco enfrentam a precarização dos vínculos trabalhistas e a incerteza de receberem em dia seus salários.

Abaixo, o post da página O Guardião:

 

guardiao

Aqui no Ataque aos Cofres Públicos a mesma organização social já foi alvo de publicação negativa. No centro da denúncia, a questão de atraso de salários aparece. Só muda o cenário: a cidade de Caçapava.

Foi em 2018, quando a OS Caminho de Damasco assumiu a gestão do Programa de Saúde da Família. Os profissionais não receberam e cruzaram os braços. A situação virou uma troca de acusações entre a OS anterior (a Pró-Vida, que hoje atua em Guarujá), a nova OS e a Prefeitura. Veja aqui.

Esse tipo de jogo de empurra entre empresas e governos é comum quando os contratos são rompidos. Os contratantes dizem que não pagaram porque as contratadas cometeram irregularidades. Ou dizem que pagaram e nada mais devem. Já as contratadas sempre rebatem dizendo que não obtiveram toda a verba acordada. Como não aceitam abrir mão de suas margens de lucro, deixam de pagar trabalhadores e outros prestadores.

Prejuízo mesmo fica com a população, que paga impostos, precisa do serviço funcionando, e não obtém o atendimento. E a corda acaba arrebentando também do lado mais explorado: os trabalhadores terceirizados e mal pagos.


Porque a terceirização é nefasta

Os contratos de terceirização na Saúde e demais áreas, seja por meio de organizações sociais (OSs), seja via organizações da sociedade civil (OSCs) são grandes oportunidades para falcatruas pelo encontro de intenções entre administradores dispostos a se corromper e prestadores que montam organizações de fachada para estruturar esquemas de ganhos ilegais para ambas as partes.

As fraudes proliferam pela existência de corruptos e corruptores, em comunhão de objetivos, mas também pela facilidade que esta modalidade administrativa propicia para a roubalheira. Gestões compartilhadas com OSs e termos de parceria com OSCs não exigem licitações para compras de insumos. As contratações de pessoal também tem critérios frouxos, favorecendo o apadrinhamento político.

A corrupção, seja de que tipo for, é duplamente criminosa, tanto pelo desvio de recursos públicos já escassos quanto pela desestruturação de serviços essenciais como o da saúde, fragilizando o atendimento da população em pleno período de emergência sanitária.

Lucro acima da vida

Todos estes anos de subfinanciamento do SUS, de desmantelamento dos demais direitos sociais, de aumento da exploração, acirramento da crise social, econômica e sanitária são reflexos de um modo de produção que visa apenas obter lucros e rentabilidade para os capitais. Mercantiliza, precariza e descarta a vida humana, sobretudo dos trabalhadores. O modelo de gestão da Saúde por meio das Organizações Sociais é uma importante peça desta lógica nefasta e por isso deve ser combatido.

Não à Terceirização e Privatização da Saúde Pública! Em defesa do SUS 100% Estatal e de Qualidade! por isso deve ser combatido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *