denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
30/08/2017     nenhum comentário

OS não paga terceirizados da UPA do Casqueiro, em Cubatão

Prefeitura diz que não repassou dinheiro porque terceirizada está com pendências na prestação de contas

tv-tribuna-upa-casqueiro

Os trabalhadores da UPA do Jardim Casqueiro, em Cubatão, são mais uma vez vítimas da terceirização via organizações sociais. Indiretamente, a população usuária dos serviços também sofre, com a já tão problemática saúde cubatense.

Em reportagem do Jornal da Tribuna 1ª e 2ª edições, foi denunciado que a Organização Social Revolução (a mesma que protagonizou o escândalo em rede nacional contratando médicos para o PS por meio de whatsapp, no ano passado), não pagou os salários de julho dos funcionários. Os trabalhadores correm o risco de entrar o segundo mês com a folha de pagamento em atraso.

E não é só. Há um ano eles não recebem os benefícios, como vale-refeição.

Na matéria, alguns terceirizados deram entrevista sob a condição de não serem identificados, temendo ser demitidos.

“Sem salários ficamos psicologicamente abalados. É muito difícil para nós, que trabalhamos na saúde, viver essa situação”, diz uma trabalhadora.

“Trabalhamos abatidos, preocupados. Temos família”, descreve outro terceirizado.

Em entrevista à equipe do telejornal, a secretária municipal de Saúde, Sandra Furquim, apresentou argumentos, mas não convenceu. Apenas deixou claro o quanto o modelo de gestão via OSs, inventado na época do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é nefasto para políticas públicas essenciais como a Saúde e a Educação. Áreas que constitucionalmente são definidas como tarefa de Estado e que não podem ser terceirizadas ou entregues a empresas.

Sempre que houver terceirização, o seguinte cenário será consequência a curto, médio ou longo prazo:

  • Trabalhadores sendo explorados, com menos direitos;
  • Empresários auferindo ganho econômico com dinheiro público mau gerido;
  • Desvios de recursos devido a falta de transparência e à dificuldade de fiscalização;
  • Poder público omisso, querendo se livrar das responsabilidades na crise causada pela terceirização.

Na televisão a secretária Sandra Furquim disse que o dinheiro não foi repassado para a OSS Revolução porque a entidade tinha pendências na prestação de contas. Já a entidade diz que a culpa é do Município.

Vale lembrar que a OSS Revolução esteve no noticiário pela mesma situação em 25 de fevereiro de 2016. Na época, os médicos ficaram sem o pagamento de plantões por quase três meses. A Prefeitura disse na ocasião que os repasses estavam em dia. A OS argumentou que problemas contratuais que geraram os atrasos nos pagamentos dos profissionais. Veja aqui.

Segundo a Prefeitura, a OSS Revolução deverá deixar de prestar serviços na unidade. A gestão vai ser encerrada pelo término do prazo do contrato e uma nova empresa será contratada. Ou seja, a Prefeitura mais uma vez vai insistir no erro, mantendo uma área essencial na mão de terceiros.

E o pior é que a partir de setembro algumas unidades terão atendimento interrompido, já que só em outubro devem terminar os trâmites administrativos para que a empresa a ser escolhida assuma os serviços. Enquanto isso, a população ficará desassistida ou terá que pedir auxilio nas unidades básicas de saúde.

Improviso, ineficiência, incompetência e irresponsabilidade passando de mandato em mandato.

Ficha suja

O passado manchado da OSS Revolução é grande. Abaixo alguns links que mostram os problemas que já fizeram parte da história desta entidade.

Denúncia: médicos são contratados por telefone para assumir plantão na Baixada Santista (SP) 

Gestão na saúde de Cubatão, SP, é alvo de ações do Ministério Público

MP pede o fim das OSs no Programa de Saúde da Família de Cubatão

Organização Social não paga médicos de Cubatão desde novembro

Funcionários dos postos de saúde de Caçapava entram em greve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *