denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
31/08/2017     nenhum comentário

Onze unidades de saúde de Cubatão têm atendimento suspenso

Acabou o contrato com a OS ficha suja que geria boa parte das unidades. Por quase um mês, servidores serão remanejados e trabalharão sobrecarregados para dar conta da falta de planejamento da pasta.

at-ubs-revolucao
O que acontece quando as palavras Terceirização + Incompetência + Descaso se juntam numa só situação é isso o que o Jornal A Tribuna e demais veículos de imprensa noticiam nesta quinta-feira (31). 
Haverá descontinuidade de serviços e desassistência à população na rede municipal de saúde de Cubatão porque a Prefeitura fez a sua opção pela TERCEIRIZAÇÃO VIA OSs, pela INCOMPETÊNCIA que define o modelo e pelo DESCASO em permitir que esse estado de coisas continuem.
Se a Saúde de Cubatão fosse gerida de forma direta, com a atuação exclusiva de servidores nos postos e unidades, nada disso estaria acontecendo. Lembrando que a organização social que sai dos serviços já causou todo o tipo de problemas dentro e fora de Cubatão.
A falta de planejamento e a irresponsabilidade deste e dos governos anteriores é flagrante. A situação virou crônica, entrando para o terreno do “normal”, gerando apatia generalizada dos órgãos de controle. Quando o Ministério Público, os vereadores, conselheiros de saúde e a população vai se levantar de verdade contra esse tipo de absurdo?
Veja abaixo a matéria na íntegra.
Onze unidades de saúde de Cubatão têm atendimento suspenso
Contrato com organização social chegou ao fim. Veja as unidades que funcionarão nesta quinta-feira
O drama que vive a saúde pública de Cubatão tem novo capítulo. Com o fim do contrato com a organização social de saúde (OSS) que administrava as unidades e ainda sem uma nova entidade para assumí-las, a Prefeitura suspendeu o atendimento em 11 postos desde quarta-feira (30). Somente seis continuam em funcionamento.
Ao fim da matéria é possível verificar a relação das unidades fechadas e abertas. Essa lista vale somente para esta quinta-feira (31), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, porque as equipes podem ser remanejadas entre unidades e outros postos podem ser abertos nos próximos dias. Essas mudanças serão comunicadas pelas redes sociais e pelo site da Prefeitura.O retorno à normalidade total dependerá da licitação para definição da nova gestora das unidades, o que ainda está em andamento. A Prefeitura diz ter iniciado o processo há quatro meses e marcou a abertura dos envelopes das entidades concorrentes para 21 de setembro.

A expectativa da Administração Municipal é que a contratação da nova OSS, para sucessão da entidade Revolução, seja concretizada em outubro.

Até lá, o atendimento ficará prejudicado. Para manter os seis postos abertos, a Prefeitura utiliza médicos e funcionários que são servidores municipais.

Em nota, a Secretaria de Saúde afirma estar “empenhada em realocar médicos para tentar manter mais algumas unidades abertas”.

Urgência e emergência

Para os casos de urgência e emergência, o Pronto-Socorro Central, o Pronto-Socorro Infantil e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque São Luiz estão à disposição da população.

Foi na UPA, porém, que houve confusão nesta quarta-feira. Pela manhã, os funcionários suspenderam o atendimento por causa de atrasos no pagamento de salários e benefícios.

Os trabalhadores apontam que a Revolução, OSS que também gerencia a UPA, não pagou o que devia. Por sua vez, a prestadora do serviço acusou a Prefeitura de lhe dever parcelas do contrato de administração.

No final da tarde, a OSS informou que a Prefeitura decidiu quitar o dinheiro atrasado e garantiu que, até quinta-feira (1°), colocaria os salários dos funcionários em dia.

Na UPA, o contrato de gestão também acabou, mas, por lá, a Revolução não pode suspender o atendimento por se tratar de unidade que recebe casos de urgência e emergência.

O Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Atenção Integral Saúde da Mulher (CAISM) podem atender as gestantes, de acordo com a Prefeitura de Cubatão.

Veja as unidades fechadas e abertas nesta quinta-feira (31):

Unidades de Saúde fechadas:
– Cota 200
– Cota 95
– Pilões
– Vila Esperança
– Vale Verde
– Morro do Índio
– Ilha Caraguatá
– Jardim Nova República
– Vila Natal
– Água Fria
– Vila dos Pescadores

Unidades de Saúde abertas
-CSU (Costa e Silva)
Endereço: Rua Salgado Filho, 249; Telefone: 3361-6869. Atendimento: das 7 às 17h.

-Vila Nova
Endereço: Rua São João, 185; Telefone: 3361-9818. Atendimento: das 7 às 17h.

-Área 5
Endereço: Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim Costa e Silva; Telefone: 3361-8536. Atendimento: das 7 às 17h.

-Jardim Casqueiro
Endereço: Rua Espanha, s/nº; Telefone: 3364-1447. Atendimento: das 8 às 17h.

-31 de Março
Endereço: Rua Antonio Simões, s/nº; Telefone: 3372-6379. Atendimento: das 7 às 17h.

-Vila São José
Endereço: Av. dos Bandeirantes, s/nº; Telefone: 3372-7340. Atendimento: das 7 às 17h.Ficha suja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *