denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
21/01/2015     nenhum comentário

Enquanto Prefeitura de Guarujá repassa milhões para OSS, UBS ficam sem condições de atendimento

UBS do bairro Pae Cará fechar as portas mais cedo por conta do calor. Ao que tudo indica, aparelhos de ar condicionado estão quebrados.

Em Guarujá, um estranho modo de gerir a saúde deixa qualquer um perplexo. Enquanto a Prefeitura mantém contrato de R$ 25 milhões que vem sendo renovado a cada dois ou três meses com uma Organização Social (OS) que administra as Usafas (Unidades de Saúde da Família), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficam sem condições de atendimento.

A imprensa local chamou a atenção na última terça-feira (20/01) para o fato de uma UBS do bairro Pae Cará fechar as portas mais cedo por conta do calor.

Ao que tudo indica, a unidade estava com o ar condicionado quebrado. O horário de funcionamento é até 17 horas, mas às 15 horas já não havia mais médicos ou enfermeiros. Apenas um cartaz explicando o motivo do fim precoce do expediente.

“Atenção: devido à temperatura insuportável, as salas de vacina e curativo ficarão abertas das 8 às 13h”, diz o aviso.

ubsfechada

A ajudante de despachante aduaneiro Camila Yokoyama dos Santos Saibro, de 20 anos, esteve no local para pegar a 2ª via da carteira de vacinação da irmã.

Ela só encontrou uma atendente, que a avisou de que não haveria atendimento porque os funcionários haviam ido embora devido ao forte calor.

De acordo com o que relatou Camila para o A Tribuna On Line, os aparelhos de ar-condicionado da UBS estão quebrados. “Lá dentro estava tudo vazio e as salas, fechadas. Só a mulher da recepção estava atendendo. Fui falar com ela para saber se podia pegar a carteira da vacinação. Ela disse que não ia ver porque o ar estava quebrado e as funcionárias tinham ido embora”, conta.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde prometeu apurar a denúncia na manhã desta quarta-feira (21). Disse ainda que tomará as medidas cabíveis, se necessário, pois a Secretaria não foi avisada previamente e tampouco autorizou qualquer mudança no atendimento à população.

Saiba mais sobre a terceirização da saúde no Guarujá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *