denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
25/05/2015     3 comentários

Vergonha: Eduardo Cunha e Beto Mansur emplacam “PPP do Shopping”

Por meio de uma manobra, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), com o trabalho de bastidores do primeiro secretário, Beto Mansur (PRB), conseguiu colocar em votação e aprovar um projeto que prevê a construção de um centro comercial no Congresso, avaliado em R$ 1 bilhão.

Depois de um debate acirrado, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conseguiu na noite da última quarta (20) aprovar a autorização para que a Câmara realize a chamada “PPP do Shopping”. A proposta foi aprovada por meio de uma emenda à MP 668, do ajuste fiscal, que eleva alíquotas da PIS/Cofins em operações de importação e exportação, o que causou indignação entre deputados. Ao todo, 273 parlamentares votaram a favor da proposta, e 183 foram contrários. Sete se abstiveram.

A emenda altera a lei que regulamenta as parcerias público-privadas (PPPs) para deixar claro que o Legislativo também está apto a usar esse instrumento. Hoje, esse tipo de acordo é celebrado pelo Executivo. Até mesmo partidos que apoiaram a eleição de Cunha ficaram constrangidos em apoiar a medida, num momento de recessão e de ajuste fiscal com reflexos principalmente na classe trabalhadora e na classe média.

Enquanto avaliam medidas de ajuste e que apertam os gastos públicos, Cunha e outros 272 deputados não se ressentem em colaborar para a aprovação do projeto de ampliação da estrutura do Congresso que, além do centro comercial, prevê a reforma e construção de novos gabinetes. O orçamento é de R$ 1 bilhão.

eduardo-e-beto-2

PT, PSDB, PPS e PCdoB orientaram os parlamentares a votar contra a medida, mas nem todos acataram. Neste cenário absurdo, a Baixada Santista deve se envergonhar duplamente, já que é do deputado Beto Mansur (PRB-SP) a responsabilidade pelo trabalho de convencimento para o apoio à medida com o artigo que trata da PPP. Ele é primeiro-secretário da Casa.

Logo após instalar a sessão, Cunha avisou aos parlamentares que não votaria ontem o destaque contra a PPP, feito pela bancada do PSOL na terça-feira, ao contrário do que havia sido informado na noite de terça. Segundo Cunha, o destaque foi prejudicado pelo fato do PSOL ter expulsado, no último domingo, o deputado Cabo Daciolo (sem partido-RJ). Com apenas quatro parlamentares, o partido perdeu a capacidade de apresentar destaques de bancada como o que foi formulado na terça. “Ele foi golpista e autoritário. E infelizmente encontra pessoas suficientemente submissas para acatar”, disse o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ).

 

Comentários (3)

  1. Helena Marisa S P de Oliveira disse:

    Isso e uma vergonha nosso representante fazer isso com o povo brasileiro .Sabe de uma coisa enquanto nos Brasileiros não aprender a voltar vamos sofrer as consequências.A unica resposta para dar para eles e tirar eles dela.Essa e a verdadeira resposta ,nosso pais numa crise destas eles so olhando para o umbigo deles.Não esta nem ai para o povo brasileiro.

  2. Tinag disse:

    Como aprovam uma coisa dessa ??? A favor do povo:NADA. Pior que nós vamos pagar…

  3. Rodrigo Santos disse:

    Eles não são culpados. Culpado é quem coloca eles lá. Opção tem: os candidados dos partidos PSTU e PCO, engajados com as causas dos trabalhadores. Mas, infelizmente, o povo prefere votar nos mesmos, o resultado é isso aí….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *