denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
08/12/2016     nenhum comentário

Terceirizados da Fundação do ABC preparam greve em Santo André e Mauá

Cerca de 2.700 trabalhadores nas duas cidades estão sendo prejudicados pelos atrasos nos pagamentos.

greve-nardini

Sem receber o salário de novembro e a primeira parcela do 13º, os trabalhadores  terceirizados da Fundação do ABC que atuam em unidades de saúde municipais de Santo André e Mauá prometem entrar em greve.

As paralisações começariam já nesta semana, após a categoria se reunir em assembleias para definir os detalhes do movimento.

Matérias do site Repórter Diário e do Diário do Grande ABC apontam que em Mauá, os funcionários se reúnem nesta manhã (8) em frente ao Hospital Nardini. Em Santo André, a concentração ocorrerá às 17h, no Paço Municipal.

A Fundação do ABC é responsável por administrar UPAs, UBSs e hospitais nas duas cidades.

A empresa deveria ter depositado a primeira parcela do 13º salário até o dia 30 de novembro. Além disso, Sindsaúde ABC, denuncia que em Santo André nem mesmo o salário do mês foi efetuado.

Há cerca de dois meses houve problemas também no pagamento do vale-transporte, que foi parcelado.

O presidente do Sindsaúde ABC, Almir Rogério, o Mizito, conta que na última sexta-feira (2) os funcionários da Fundação do ABC que atuam em Mauá realizaram assembleia e decretaram estado de greve, com o compromisso de cruzarem os braços caso o 13º não fosse pago até o dia 7 de novembro – o que de fato não aconteceu.

As paralisações não vão atingir a totalidade dos funcionários nas duas cidades. O sindicato garante que pelo menos 30% da categoria continuará trabalhando normalmente, como exige a lei.

Questionada, a Fundação do ABC informou que em Mauá  “a previsão para quitação dos salários dos trabalhadores da Saúde, assim como dos respectivos benefícios, é a próxima quinta-feira, dia 8 de dezembro”.

Já o pagamento do 13º salário “está em tratativa junto à Prefeitura de Mauá” – ou seja, não há data prevista.

Sobre Santo André, a OS diz que “a Prefeitura está mobilizando todos os recursos necessários para efetuar os repasses o mais rápido possível à Fundação do ABC, para a viabilização do salário deste mês e do 13º salário”. A Prefeitura de Santo André comunicou o Sindsaúde que os salários serão depositados na sexta-feira (9), porém não há previsão para o 13º.

O governo Carlos Grana (PT) não informou ao RD qual é a dívida com a Fundação do ABC. “A Prefeitura não dará detalhes da dívida neste momento, pois os dados estão em fechamento e análise”, diz nota enviada pelo Paço.

De acordo com o Sindsaúde ABC, cerca de 2.700 trabalhadores nas duas cidades estão sendo prejudicados pelo problema. A entidade sindical afirma que já notificou a OS sobre a possibilidade de greve nas duas cidades. A paralisação deve contar com a adesão de enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *