denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
27/06/2016     nenhum comentário

Ratos são vistos nos corredores de UPAs terceirizadas do Rio

Retrato do abandono, as UPAs terceirizadas já foram fonte abundante de recursos para outros tipos de ratos: os dirigentes de OSs e Oscips que lucram com a saúde pública na época das vacas gordas. Quando minguam os recursos, são os primeiros a abandonarem o navio e lavarem as mãos até que a torneira do poder público volte a jorrar dinheiro.

ratosupa

Quando dissemos que ao serem entregues às Organizações Sociais (OSs) as unidades de saúde públicas estão na verdade sendo entregues a ratos, muitas vezes não se trata apenas de figura de linguagem.

Nas UPAs do Rio de Janeiro, por exemplo, podemos dizer que a terceirização gera a infestação das instalações com dois tipos de ratos. Há os usurpadores do dinheiro público – estes são os diretores das OSs e Oscips, que tratam saúde como mercadoria –  e há os pequenos mamíferos roedores, que se alimentam da sujeira dos ambientes onde falta higiene e sobra o lixo.

Reportagem do Bom Dia Rio e do G1 desta segunda (27/6), mostraram o retrato do abandono. nas unidades terceirizadas, onde os profissionais da limpeza não estão recebendo salários e deixaram de trabalhar.

Na UPA de Campo Grande, profissionais da saúde têm feito a limpeza com as próprias mãos. Nas unidades de Botafogo, na Zona Sul do Rio, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, há ratos passando pelos corredores. As UPAs de Queimados e Santa Cruz, na Zona Oeste, também estão em péssimas condições.

ratos_upa2

Conforme a reportagem, há unidades de nível 3, que são as de maior porte, com 15 leitos, que fazem mais de 300 atendimentos diários, que funcionam com apenas dois enfermeiros.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os repasses para as Organizações Sociais (OSs) que administram as UPAs estão sendo realizados e as OSs têm que manter como prioridade o pagamentos dos funcionários e a manutenção dos serviços.

O que explicaria então tanta podridão nos corredores e consultórios onde seres humanos deveriam ser atendidos com dignidade?

Veja aqui as imagens impressionantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *