denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
18/07/2016     nenhum comentário

Polícia retira manifestantes da Casa das Rosas, outro equipamento terceirizado por OS

Organização Social que administra o local e também as Fábricas de Cultura em SP é a mesma que gerencia as Oficinas Pagu, que a partir de agosto passam a ser realizadas na Cadeia Velha, em Santos.

No último sábado (16), depois de ocupar fábricas de cultura em São Paulo, manifestantes que contrários à política de Organizações Sociais (OSs) na Cultura e ao sucateamento dos equipamentos do Estado foram retirados pela Polícia Militar da Casa das Rosas.

Situada na Av. Paulista, na Capital, a Casa das Rosas é mais uma das dezenas de unidades cuja gestão é de responsabilidade de OSs.

O ato começou pouco depois das 19h, quando aprendizes das Fábricas de Cultura entraram no prédio da Casa das Rosas, e terminou por volta das 23h, quando a polícia entrou no local. De acordo com a PM, não houve feridos e ninguém foi detido.

casa-rosas1
Segundo a página “Mal Educado” no Facebook, o grupo protestava contra o despejo de ocupações e a prisão “de dezenas de jovens no Capão Redondo e na Brasilândia’ e contra os cortes e demissões nas fábricas de cultura gerenciadas por organizações sociais.

Eles também reivindicam o cancelamento do contrato com a OS POIESIS, que administra espaços culturais da Secretaria Estadual de Cultura.

Enquanto isso, há muitos tucanos de Santos comemorando a abertura da Cadeia Velha para sediar as Oficinas Culturais Pagu gerenciadas pela mesma POIESIS. O imóvel histórico fica na Praça dos Andradas, no Centro, e está há anos em reforma.

Há outros políticos que também comemoram o fato de três futuros centros culturais de Santos também terem suas oficinas culturais comandadas por OSs. Na visão deles é uma ‘aposta’ para a política cultural santista.

Protestos e ocupações

Depois da retirada dos manifestantes da Casa das Rosas, as faixas da Avenida Paulista ficaram por algum tempo ocupadas.

Na parte da manhã a desocupação foi na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. Lá a Polícia Militar retirou à força os ocupantes. De acordo com a página da organização política “Mal Educado” no Facebook, o grupo protestava contra a organização social responsável por administrar o espaço cultural.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), dez pessoas, entre elas oito adolescentes, foram detidas e encaminhadas à 47ºDP. Todas prestaram depoimento e foram liberadas.

fabricaocupada
No dia 2 de julho, foi a vez da PM desocupar a Fábrica de Cultura da Vila Brasilândia, na Zona Norte. O local havia sido ocupado no dia anterior, também em protesto contra a organização social POIESIS, que administra o local.

As Fábricas de Cultura oferecem cursos e atividades de dança, circo, música, escrita criativa, artes visuais, capoeira, teatro, foto e vídeo. Todos os eventos são gratuitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *