denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
07/12/2016     nenhum comentário

OS reutiliza materiais sucateados em hospital do Espírito Santo

Macas velhas foram trazidas de um hospital para o outro e devem ser reaproveitadas por OS que ganha para oferecer estruturas novas e adequadas.

hospital-novo-sao-lucas

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Espírito Santo oficializou denúncia no início deste mês contra a reutilização de materiais e equipamentos sucateados em um hospital recém inaugurado e terceirizado para uma Organização Social.

Segundo a entidade sindical, a OS reaproveitou as macas sucateadas que estavam na unidade provisória do Hospital São Lucas, enquanto ele funcionava no Hospital da Polícia Militar (HPM). Os sindicalistas apontam que tais materiais estão sendo transferidos para o novo pronto-socorro do hospital, reinaugurado no último dia 30 de novembro.

Como a unidade está sendo gerida por uma organização social, ela não deveria utilizar materiais de outros hospitais, principalmente sucateados. Ela recebe recursos do poder público para fornecer mobiliário e equipamentos novos.

O uso de macas usadas no novo hospital se junta à denuncia de transferência de responsabilidade do governo para a iniciativa privada ao entregar a gestão de hospitais para organizações sociais (OSs), e transferindo para as mãos dessas organizações o dever de fornecer saúde pública de qualidade.

O Sindicato ainda aponta que a entrega da gestão para organizações sociais acaba se tornando mais onerosa para o Estado, já que são inúmeros os aditivos pagos às entidades que administram os hospitais. No caso do hospital Jayme dos Santos Neves, na cidade de Serra, em 2015, houve um gasto de aproximadamente R$ 186 milhões, enquanto o São Lucas, que é uma unidade de alta complexidade, gastou R$ 112 milhões no mesmo ano em administração direta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *