denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
06/07/2017     nenhum comentário

Hospital Municipal terceirizado para OS entrega exames sem os laudos

Prefeitura confirma que o problema existe e que os documentos são preenchidos depois

lindalva

O cúmulo do absurdo está acontecendo em Americana. Pacientes que passam pelo Hospital Municipal de Americana e lá fazem exames retiram os mesmos, só que sem laudos dos médicos.

O Hospital é administrado pela Organização Social Plural e a Prefeitura alega que há um déficit de médicos para assinar os laudos. Por causa disso, as imagens estão sendo entregues aos pacientes, mas sem ter quem os analise e trace o problema constatado na investigação. Os laudos, segundo a Prefeitura, são repassados posteriormente

O caso virou reportagem da imprensa local. O Jornal O Liberal informa que Hospital Municipal tem uma demanda de 500 exames por mês e que a prefeitura não informou há quanto tempo a situação ocorre. Por meio de nota, o município explicou que “nenhum exame tem ficado sem o laudo, mas o documento está sendo entregue com atraso”.

A reportagem conta o drama de Lindalva Peixoto Cortez, de 50 anos, que realizou tomografia no mês de maio, mas não sabe quando laudo vai sair.  Ela registrou um boletim de ocorrência para denunciar a situação. Seu caso é o seguinte: A paciente  realizou a tomografia no Hospital e uma espirometria  no Núcleo de Especialidades, por conta de problemas respiratórios. A mulher teve acesso, no dia 20 de junho, à tomografia, mas o exame estava sem o laudo médico. Sem isso, Lindalva não conseguiu o encaminhamento necessário.

A paciente precisou ir ao Hospital Estadual de Sumaré para tratar de um problema renal e após relatar seu quadro clínico, ela mostrou ao médico a tomografia. “Ele disse que não é especialista em pneumologia, mas que achava que eu poderia estar com enfisema pulmonar e preciso começar um tratamento urgente”.

Lindalva chegou a procurar clínicas particulares para tentar um laudo para sua tomografia, mas foi informada que teria de refazer o procedimento, que tem custo de R$ 900. “Não tenho esse dinheiro, já estou com o exame pronto, mas não há médico e nem previsão. A assistente social me disse que tem uma ‘pilha’ de exames sem laudo. Eu fiz um boletim de ocorrência porque alguém precisa tomar uma providência. Eu já tive câncer de mama, vou ficar esperando até quando?”, desabafou a paciente no jornal O Liberal.

A prefeitura foi questionada, mas não informou quantos exames estão na mesma situação.

A OS Plural que é a responsável por fornecer médicos para o hospital até agosto, quando finda o contrato, alega que está com os pagamentos atrasados. Sobre essa situação a Prefeitura não se pronunciou, mas diz que está abrindo novo processo de chamamento público para ampliar o número de contratação de médicos e seguir com a terceirização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *