denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
05/10/2017     nenhum comentário

Fundação escolhida para assumir Hospital de Cubatão quis desamparar 11 mil aposentados da antiga Cosipa

Fundação São Francisco Xavier teria sido a única interessada no chamamento público a apresentar proposta.

hosp-cuba-santa

As mazelas da terceirização na UPA Central de Santos estão escancaradas e estamos descobrindo pouco a pouco os problemas da terceirização do Hospital dos Estivadores. Enquanto isso, outra prefeitura da Baixada segue o mesmo caminho nefasto.

Em Cubatão foi anunciado na última quarta-feira (4) que a OS escolhida para assumir o Hospital Municipal é a Fundação São Francisco Xavier, ligada à Usiminas. Leia aqui.

A entidade já havia sido ventilada nos bastidores desde março deste ano, quando o governo dizia que abriria o hospital em abril. A instituição foi, inclusive, citada na imprensa como escolha certa.

Trata-se  da mesma empresa que gere o plano de saúde dos aposentados da antiga Cosipa. A mesma também que, em 2011, surpreendeu a categoria com aumento de quase 60% no valor das mensalidades. O aumento abusivo foi barrado na Justiça, mas a empresa não desistiu de prejudicar os cerca de 11 mil metalúrgicos inativos, em nome do aumento de seus lucros.

Em dezembro do ano passado, houve uma nova investida, que levaria à majoração de até 100% no valor do plano, por conta de mudanças relativas às cobranças por faixa etária. O atual plano ficaria extinto e os beneficiários se adequariam às novas condições estipuladas pela Fundação. Houve manifestações e o Sindicato dos Metalúrgicos conseguiu barrar mais esse ataque na Justiça.

Ao ser premiada com a PPP na cidade onde atua, a OS vai contribuir ainda mais para o aprofundamento da visão mercadológica da saúde na Cidade.

Isso tudo com a extensa experiência ruim que o modelo trouxe para os Cubatenses, culminando com o fechamento do próprio hospital no início deste ano e, mais recentemente, com o caos em mais de dez unidades de saúde . O que mais falta acontecer na cidade ?

Vale lembrar que a Prefeitura continua recebendo do Governo do Estado a verba de média e alta complexidade. O dinheiro é destinado aos hospitais com esse perfil, como o de Cubatão. Se o equipamento está fechado, para onde estarão indo esses recursos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *