denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
20/11/2017     nenhum comentário

Dinheiro pro ralo? 11 OSs não cumprem metas em Goiás

Atualmente o Governo do Estado conta com 16 empresas atuando na rede de saúde pública.

hgg2

Das 16 unidades de saúde estaduais de Goiás entregues às OSs (Organizações Sociais), 11 não cumpriram as metas estabelecidas no contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

Segundo o Jornal O Popular, nos relatórios dos sete hospitais envolvidos, há apontamentos sobre reavaliação de metas. No caso de quatro equipamentos poderá haver retenção ou desconto de repasses para as entidades gestoras. É o Caso do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq), Hospital Geral de Goiânia (HGG), Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa) e Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin).

O Credeq, por exemplo, deveria ter acolhido/avaliado em um período de seis meses (jan. a jun/2017), 6.336 pacientes, mas só acolheu 582, uma diferença negativa de 91%.

No HGG chama a atenção que o número de internações é 23% menor do que o contratado. O mesmo indicador mostra uma discrepância de 35% no Condomínio Solidariedade, também terceirizado para OSs.

Fora os hospitais citados, há ainda outras 7 unidades terceirizadas que tiveram problemas para atingir ao menos uma das metas. No caso do Hospital de Urgências de Goiás (Hugol), por exemplo, com base na análise do mês de julho, o número de internações ficou 41% abaixo da meta. Isso porque 269 leitos não foram ativados pela OS.

O Jornal O Popular fez uma tabela com os dados relativos ao cumprimento ou não das metas nas áreas afins:

metas-goias

A matéria acima é mais um exemplo de que o argumento da maior eficiência das OSs na gestão dos recursos públicos é balela para enganar a população. Além de mais caras e menos transparentes no uso do dinheiro, as organizações sociais, como se vê, não são mais eficientes do que a administração direta. O que falta é nutrir de investimentos e condições básicas os hospitais. Uma vez com quadro de profissionais concursados completo, equipamentos adequados e estoques de insumos e medicamentos em dia, as unidades públicas funcionam exemplarmente.

Terceirização é desculpa para desvios de dinheiro e para criar currais eleitorais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *