denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
30/03/2020     nenhum comentário

Coronavírus em PG: médico terceirizado está na UTI e faltam EPIs na rede de saúde

Profissionais denunciam que organização social SPDM, responsável pela gestão do Complexo Hospitalar, não está provendo EPIs em quantidade e qualidade adequadas

pg_corona

O Ataque aos Cofres Públicos apurou que um médico plantonista da rede municipal de saúde de Praia Grande, contratado por empresa médica, que por sua vez é contratada da organização social SPDM, é um dos suspeitos de ter contraído Coronavírus.

O profissional, de 47 anos, encontra-se na UTI de um hospital particular de Santos, em isolamento, mas teria sido entubado já na sexta-feira, na rede de urgência e emergência de Praia Grande, após sentir uma falta de ar que piorou e evoluiu para insuficiência respiratória. Ele teria sido removido às pressas para Santos na sexta-feira.

A cidade de Praia Grande já conta com duas mortes confirmadas por COVID-19. Mais dois óbitos suspeitos estão sendo investigados.

A Baixada Santista registrou, até o início desta segunda (30), 23 casos confirmados do novo coronavírus.

Praia Grande é a terceira cidade da região em número de confirmações. São 148 casos suspeitos, contra 294 em Santos e 196 em Guarujá.

Já em relação ao número de internações suspeitas em UTIs, Praia Grande também é o terceiro município mais afetado, com dez pacientes estão internados em unidade de terapia intensiva. O primeiro é Santos, com 22, seguido por São Vicente, com 12.

Medo e pressão

Profissionais do Hospital Irmã Dulce e demais unidades de urgência e emergência estão trabalhando apreensivos. Temos informações de que faltam EPIs (máscaras N95, luvas, capotes, óculos de proteção etc). Recebemos um vídeo em que trabalhadores da saúde denunciam o fornecimento de máscaras totalmente inadequadas. As máscaras entregues para quem atua na linha de frente do atendimento emergencial seriam as indicadas para o setor alimentício, impróprias para o meio hospitalar e para o contexto pandêmico.

mascara2

O vídeo foi divulgado pelo médico Manoel Nunes Cardoso Neto, em sua página no Facebook. Veja aqui.

Também apuramos que um médico também teria sido demitido da empresa quarteirizada após relatar dificuldades para encaminhar para internação uma paciente com todos os sintomas e indicações de COVID-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *