denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
27/10/2015     nenhum comentário

Conselho de Americana se posiciona contra nova OS na Saúde

Órgão diz que as OSs já causaram estragos na administração municipal e que o temor que os problemas se repitam no hospital municipal.

hospital_americana2

Em Americana (SP), a gestão de mais um hospital será entregue para uma Organização Social (OS).  Segundo o Site Todo Dia, o  Conselho de Saúde de Americana não concorda com a medida, que deve ser anunciada nesta quarta-feira (28/10) pela Secretaria Municipal de Saúde, na Câmara.

A unidade em questão é o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Para o Conselho a mudança é vista com desconfiança. O presidente do órgão fiscalizador, José Carlos Leite, disse que o assunto preocupa. “Quando vem de lá as coisas vem meio prontas. Essa é uma questão de muita preocupação no conselho por causa das experiências que não deram certo. Se o hospital estiver inteirinho terceirizado e se ocorrer problema de pagamento da terceirizada vai deixar de atender. O hospital para de vez. Funcionários param de vez (…) Como vai funcionar?”, questionou Leite.

Ele lembra as experiências de terceirização que não deram certo e teme que o pior volte a acontecer. “A última Organização Social deixou a prefeitura falando sozinho e com dívida imensa”, disse Leite, explicando que os conselheiros podem se reunir em reunião extraordinária para deliberar sobre o assunto.

Duas organizações sociais cobram R$ 20 milhões da prefeitura na Justiça, segundo levantamento feito pela reportagem na Consulta de Processos pelo Tribunal de Justiça.

Contradição

Segundo o Todo Dia, assim que o prefeito de Americana, Omar Najar (PMDB), assumiu a administração, afirmou que era contra a contratação de Organização Social para gerenciar o hospital exatamente por causa da dívida contraída com as empresas. No entanto, o Executivo passou a ter novo discurso meses depois. Na última reunião do Conselho de Saúde, em setembro, a secretária Municipal de Saúde, Mirella Povinelli, disse que a contratação de uma OS seria a única solução viável para o hospital, por causa dos desfalques nas equipes.

Americana no foco de escândalo nacional envolvendo OSs

grana

A cidade de Americana tem mesmo muitos motivos para temer o retrocesso que significa implantar a terceirização no hospital. O nome da cidade constou em reportagem do Fantástico que mostrou um esquema milionário de corrupção e desvios na saúde por agentes públicos em conluio com OSs.

O caso, de repercussão nacional, ocorreu em 2012 e envolveu até mesmo o nome do prefeito da época. Mais detalhes no link: 10 milhões por ano foram desviados da saúde por OSs que atuavam em três estados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *