denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
28/12/2015     nenhum comentário

Ataque aos Cofres Públicos completa um ano desmascarando as OSs

Nos mais de 500 posts e 50 vídeos publicados na página fica evidente como as OSs servem a esquemas milionários de desvio de dinheiro dos impostos. No próximo ano, o combate será ainda maior: fiscalizar e denunciar os problemas das unidades terceirizadas e resistir para que novas unidades e serviços não caiam nas mãos das OSs.

1anodes

O Projeto ATAQUE AOS COFRES PÚBLICOS completa este mês um ano de existência e a marca de 500 postagens denunciando as consequências nocivas que a terceirização e privatização nos serviços públicos vem causando na Baixada Santista e no Brasil.

Nesse período, mostramos irregularidades de toda a sorte sendo cometidas com dinheiro público por Organizações Sociais (OSs), Oscips e demais entidades chamadas de terceiro setor. Diariamente, nas páginas do site www.ataqueaoscofrespublicos.com e também aos domingos, no Diário do Litoral, mostramos inúmeras notícias sobre a precariedade no atendimento ao cidadão e sobre esquemas de corrupção e desvio, envolvendo dinheiro principalmente do Sistema Único de Saúde e das demais áreas da Seguridade Social e da Educação.

pssite unilussite1

Aqui detalhamos esquemas espúrios comandados por quadrilhas formadas por políticos e diretores de entidades em vários estados. Relatamos o percurso obscuro do dinheiro que você paga em impostos indo para o ralo da ineficiência e da corrupção.

Também desmascaramos aqueles que contribuíram para que a Lei das Organizações Sociais fosse aprovada em Santos, como determinou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Em entrevistas sequenciais mostramos os frágeis argumentos dos vereadores que se posicionaram a favor do projeto privatista do Governo e contra a população.

lancamento1site lancamento2site

Também por meio de uma série de entrevistas, ainda em andamento, mostramos o caráter omisso do Conselho Municipal de Saúde. Questionamos cada entidade que possui assento no órgão que deveria lutar pela qualidade na execução das políticas públicas. Descobrimos que as poucas vozes que tentam escancarar o caráter privatista são abafadas por um grupo majoritário e cooptado pela gestão municipal.

No facebook estamos prestes alcançar 7.500 fãs, que interagem ativamente na web. Foram até hoje 42.837 compartilhamentos e 12.387 comentários.

Os números do site também são significativos: 152.000 visitas únicas e 175.000 visualizações de páginas. Pessoas de todo o Brasil acessam o site e também de diversos países, como Estados Unidos, Japão e Rússia. 

Este primeiro ano do Projeto ATAQUE AOS COFRES PÚBLICOS também foi marcado por ações fora da web. Contando com o lançamento do site, foram cinco atos e abordagens de rua, para conscientização dos santistas sobre a grande ameaça que a terceirização representa.

Também participamos de uma audiência pública na Câmara de Santos, onde apresentamos um dossiê com os mais diversos tipos de crimes que estão por trás do modelo de gestão. No evento mostramos que eles já movimentaram bilhões de reais de forma irregular.
O ATAQUE ainda participou de dois seminários organizados pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, no Rio de Janeiro. E, para traduzir didaticamente o que significam as Organizações Sociais no serviço público, elaboramos também uma cartilha. O material foi enviado a diversas entidades e autoridades e também está disponível para consulta no site.

numeropequeno

Como tudo começou

O ATAQUE AOS COFRES PÚBLICOS nasceu da necessidade de um instrumento de comunicação mais ágil e de maior alcance para divulgação de informações e fatos acerca dos enormes problemas causados pelas políticas de terceirização e privatização dos serviços públicos em todo o país.

Tais políticas, já implantadas em larga escala pelo Brasil, chegaram a Santos, pelas mãos do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e de sua subserviente câmara de vereadores, por meio da Lei 2.947/2013 e da Lei 2.965/2014, que autorizam o Poder Executivo a celebrar contratos com Organizações Sociais (OSs) e Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIPs) em todos os setores da administração.

Por ora, cumprimos nosso objetivo de acabar com a farsa que envolve o conceito de “modernização administrativa” ou de “inovação e eficiência na gestão pública” usado pelo prefeito e seus aliados no Legislativo para ludibriar os santistas. E fomos além: criamos o único site que agrega informações de todo o país sobre as consequências de modelos privatizantes.

Nos mais de 500 posts e 50 vídeos publicados na página fica evidente como as OSs servem a esquemas milionários de desvio de dinheiro dos impostos. No próximo ano, o combate será ainda maior: fiscalizar e denunciar os problemas das unidades terceirizadas e resistir para que novas unidades e serviços não caiam nas mãos das OSs.

ataque1ano

2016, tempo de renovar e fortalecer a luta!

Agradecemos a audiência do ATAQUE AOS COFRES PÚBLICOS e de todos os que interagiram no site ou no face, seja curtindo, comentando ou compartilhando as notícias, seja enviando denúncias ou sugestões de pautas. Em 2016, contaremos com a mesma parceria, mas reforçamos a necessidade de que a indignação virtual, expressa em cada post, seja transformada em ação real.

A terceirização da UPA para a Fundação ABC e o início do processo de entrega do Hospital dos Estivadores para outra Organização Social são só as primeiras batalhas a serem enfrentadas na agenda neoliberal do prefeito santista. A Educação, a Cultura e a Assistência Social também são alvos de mudanças na gestão.

Somente com muita pressão popular teremos condições de resistir ao desmonte das políticas públicas e garantir que os serviços continuem públicos e avancem na qualidade. Informe-se e nos ajude! Sua participação no projeto é fundamental, no site e nas ruas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *