denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
11/03/2020     nenhum comentário

A falência precoce da terceirização da Educação Pública gera indignação na Paraíba

Gestor da escola, gerenciada pela OS Insaúde, foi afastado por suspeitas de desvios; alunos denunciam falta de estrutura, falta de funcionários e precarização do ensino

educa_paraiba

 

A rotina precária da escola estadual Professor Olivina Olívia Carneiro Da Cunha, em João Pessoa (PB) está gerando protestos da comunidade escolar. Estudantes da unidade, terceirizada para a organização social (OS) Insaúde, fizeram uma manifestação nesta terça-feira (10), para denunciar à população os problemas na estrutura da unidade de ensino, a falta de gestores e ausência de pagamento das passagens de funcionários terceirizados, tudo isso decorrente da irresponsável política de terceirização de escolas na capital paraibana.

Com cartazes reivindicando providências, os adolescentes se reuniram em frente à instituição, no Centro da capital.

A imprensa noticiou a atividade. Para o site G1, a Secretaria de Estado da Educação informou que está sendo providenciada a substituição da direção. Negou que existam problemas na equipe de apoio e de professores e alegou que foram feitos reparos e manutenção na estrutura da escola em 2019. A nota ainda o repasse para pagamento das passagens dos terceirizados da OS Insaúde havia sido resolvido, com previsão de depósito na conta dos funcionários até esta quinta (12).

A escola é de ensino integral e técnico e deveria contar com o que chamam de “trio gestor”, composto por gestor geral, coordenador administrativo financeiro e coordenador pedagógico.

Um dos docentes, que pediu sigilo de sua identidade, informou à reportagem que os alunos estão sem um gestor geral há quase 10 meses e sem um coordenador pedagógico, que se afastou no último dia 6. No momento, a instituição conta apenas com o coordenador financeiro.

Disse ainda que além do quadro de funcionários defasado, os alunos enfrentam dificuldades estruturais no prédio, como salas de aula sem ventilador ou ar condicionado, laboratório de informática sem funcionamento, falta de equipamentos para os demais laboratórios e portas nos banheiros.

O estopim para a manifestação foi uma promessa não cumprida de que um novo gestor geral seria nomeado na segunda-feira (9), assumindo a gestão nesta terça-feira (10). Nada disso ocorreu.

Desvios investigados

Não bastasse a Saúde da Paraíba, também terceirizada para OSs, que vive há pouco mais de um anos um escândalo com desdobramentos quase que semanais sobre desvios e crimes cometidos por OSs e servidores de alto escalão, também o ensino público do Estado está sendo afetado pelas denúncias de corrupção.

Segundo informou a própria assessoria de comunicação da Secretaria de Educação, o gestor geral da escola Professor Olivina Olívia Carneiro Da Cunha foi destituído justamente por conta de investigação de desvio de recursos. A nomeação será publicada até próxima sexta-feira (13), promete a secretaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *