denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
14/02/2019     nenhum comentário

Novo esquema de corrupção envolvendo OS e ortopedistas termina com duas prisões

Operação Fratura Exposta foi deflagrada na manhã desta quinta (14)

cariri-isgh

Todo dia um escândalo diferente envolvendo crimes na administração pública, encabeçados por organizações sociais (OSs).

O custo da terceirização é o serviço ruim prestado pelas empresas e também os milhões que são desviados dos cofres públicos, com ilicitudes de vários quilates.

No Ceará, a quinta-feira (14) foi marcada pelo anúncio da desarticulação de um esquema de corrupção envolvendo médicos ortopedistas no Ceará, hospitais da rede estadual e a OS Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Constam na denúncia profissionais do Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Hospital Regional do Cariri.

O nome da operação já diz tudo: Fratura Exposta. Deflagrada nesta manhã, as ações de busca e apreensão e os mandados de prisão visam apurar recebimentos indevidos de R$ 1,8 milhão, entre 2013 e 2016.

Conforme as investigações, os médicos envolvidos no esquema eram responsáveis pela requisição de produtos fornecidos por uma empresa importadora de material médico-cirúrgico em troca de comissões indevidas, onerando, assim, os pagamentos dos procedimentos cirúrgicos feitos pelo SUS.

Cerca de 80 agentes participaram do cumprimento dos mandados, entre eles dois de prisão temporária, além de outros 26 mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens de 14 envolvidos. Os mandados foram expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal.

A investigação começou em 2016 a partir de denúncia direcionada à Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará e abrange procedimentos cirúrgicos realizados entre os anos de 2013 e 2018.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa e corrupção ativa e passiva. As penas variam de 2 a 12 anos, de acordo com o nível de participação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *