denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
23/12/2019     nenhum comentário

Fantástico mostra detalhes do esquema que saqueou os cofres da Paraíba via OSs por 8 anos

Esquema pode ter desfalcado a Saúde e a Educação em até R$ 134 milhões

ricardo_coutinho

São impressionantes os detalhes que a reportagem do Fantástico, da Rede Globo, trouxe sobre o esquema de corrupção por meio de organizações sociais (OSs) na Paraíba.

O vídeo, exibido neste domingo (22), mostrou como funcionavam os contínuos pagamentos de propina, que segundo o delator e empresário porta voz de OSs, Daniel Gomes, era comandado pelo ex-governador Ricardo Coutinho.

Daniel Gomes, que tinha contratos com o governo na área da Saúde por meio de duas organizações sociais, contou aos investigadores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), que superfaturava contratos e pagava 10% do valor em propina para Coutinho.

O esquema começou em 2010 e durou pelo menos oito anos, até o final de 2018. O empresário contou ainda que a prática criminosa prosseguiu com o atual governador da Paraíba, João Azevêdo. “O Ricardo era o líder, indiscutivelmente”, disse.

Aos policiais, o delator afirmou também que pagou com o dinheiro do esquema as despesas de Coutinho em São Paulo, no show de Roger Waters, em 2018, e no Rio de Janeiro, no desfile das escolas de samba em 2012.

Defesa nega

Advogados de Ricardo Coutinho, ouvidos na reportagem, alegam que “não se pode concluir que numa conversa gravada há tantos anos, por exemplo, implique necessariamente num (sic) ato de corrupção”.

Já o governo da Paraíba afirma que “nunca houve acerto para manutenção da prestação de serviço na saúde, que o governador João Azevêdo não compactua com qualquer ato irregular que tenha sido praticado anteriormente e muito menos se envolve com atos que não sejam de moralidade administrativa”.

Como sempre repetimos, OSs são quadrilhas, que junto com gestores corruptos se utilizam da terceirização dos serviços custeada com o fundo público para enriquecimento ilícito, para bancar vida de luxo e para Caixa 2 de campanha eleitoral.

Uma máfia que prospera silenciosamente em muitos estados e municípios. Para cada escândalo que emerge, dezenas de esquemas prosseguem em função do alto grau de complexidade que as investigações exigem.

Veja aqui o vídeo do Fantástico:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *