denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
26/05/2017     nenhum comentário

UPA de Santos erra diagnóstico e prejudica idosa

Fundação do ABC, a OS que administra de forma terceirizada a unidade, não explicou porque um de seus médicos não percebeu um problema vascular que causou a perda do dedo da paciente.

O Jornal Expresso Popular publicou nesta sexta-feira (26), uma reportagem que mostra o drama de uma idosa. Ela padece pela má qualidade dos serviços terceirizados de saúde em Santos e pela falta de vagas de internação na rede pública.

Como mostra a reportagem, a paciente procurou a UPA Central no último dia 7 de maio, com fortes dores no dedão do pé esquerdo. O dedo estava com aspecto anormal, como se estivesse ferido. Era, na verdade, uma artéria entupida que lhe causaria um problema vascular sério. Mas a médica que atendeu Gicélia Almeida Santos não diagnosticou corretamente e apenas mandou que lhe dessem uma injeção de benzetacil para tratar de uma infecção que não existia.

“A médica nem olhou para minha mãe”, disse a filha da paciente, Kátia Marques dos Santos.

Vendo o problema se agravar e insatisfeita com o atendimento na UPA, a paciente ainda procurou uma policlínica próxima de sua casa, no dia 11. Lá acharam que o problema era na área de ortopedia, mas para a especialidade só havia consulta para 1º de junho.  Com o problema aumentando e os ferimentos se alastrando, elas resolveram procurar o PS da Zona Noroeste no dia 19. Somente lá é que entenderam que o que Gicélia tinha era um problema vascular.

Agora, ela aguarda na enfermaria do PS por uma vaga de internação que nunca chega. Já são seis dias de espera por uma cirurgia vascular que precisa ser feita rapidamente para amputar o menor pedaço possível do pé.

Procurada pela reportagem a Secretaria de Estado da Saúde disse que só recebeu o pedido de vaga nesta quinta-feira (25), o que é contestado pela família. Já a Fundação do ABC sequer deu informações sobre a consulta que Gicélia teve no local, limitando-se a falar de um atendimento anterior ao caso.

Abaixo a reportagem:

expresso-print-upa-idosa

Excelência onde?

Quando foi inaugurada, a UPA recebeu ate ministro da Saúde. Os políticos disseram na solenidade que a Baixada estava inaugurando uma nova fase no setor de urgência e emergência, marcado pela “excelência” e “humanização” no atendimento aos pacientes.

A UPA tem sido alvo de recorrentes reclamações, mostradas por vários veículos de imprensa local. Mesmo assim, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) diz que vai aumentar o repasse que é feito à entidade gestora, a Fundação do ABC, que jé recebe R$ 20 milhões por ano.

Veja abaixo recentes denúncias do serviço que a unidade presta:

Com serviço ruim, UPA de Santos deve ser premiada com aditamento

Pacientes da UPA Central se irritam com péssimo atendimento e acionam TV

A Tribuna: Bombeiros esperam por mais de 30 minutos devolução de macas na UPA Central

Inquérito sobre morte suspeita na UPA de Santos completa um ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *