denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
02/04/2020     nenhum comentário

Unidades terceirizadas de SP são orientadas a subnotificar casos de coronavírus

E-mails trocados entre a Secretaria de Saúde e a OS Cejam mostram ordem para ignorar parte dos suspeitos

covid_cejam

As suspeitas de que os dados de coronavírus não reflete a realidade do avanço do contágio parecem ter fundamento e contribui para essa tese a terceirização da saúde pública, com comando de entidades privadas sem compromisso com as políticas públicas sanitárias e com as vidas humanas.

Reportagem exclusiva da CNN Brasil mostra que pelo menos 37 unidades de saúde da cidade de São Paulo não estão notificando o Ministério da Saúde sobre novos casos de COVID-19. E-mails internos trocados entre a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e a organização social de saúde Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), que é responsável pela gestão desses postos municipais trazem a determinação de que apenas casos de profissionais da saúde com queixa respiratória sejam comunicados oficialmente ao Governo Federal.

Ainda conforme a CNN, no dia 25 de março de 2020, São Paulo registrava um total de 862 casos de pessoas com COVID-19. Naquele mesmo dia, às 09h52, o setor de Vigilância em Saúde do Cejam informou via e-mail:

“Não iremos mais notificar a população em geral, somente profissionais da saúde com queixa respiratória (síndrome gripal), este deverá ser notificado no site do Ministério e coletar o swab, não abrir SINAN”. 

cejam

O swab é o cotonete usado para coletar material que passará por exames. O Sinan é o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, uma plataforma do Ministério da Saúde que é alimentada, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.

No corpo do e-mail aparece ainda uma orientação anterior da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, enviada pela diretora da divisão técnica, Samantha Leite de Souza, encaminhada para Coordenadorias, Supervisões e Unidades de Vigilância em Saúde:

“Assunto: ENC: Notificação SRAG COVID-19,

Segue orientação sobre notificação e coleta de casos suspeitos de Coronavírus. Somente casos hospitalizados no SIVEP e SG em profissionais da saúde no Redcap (ambos terão amostra coletada): A vigilância de Coronavírus está inserida na vigilância de SRAG e a partir desta data somente os casos de SRAG Hospitalizados devem ser notificados. A coleta de amostras só será realizada nesses casos (SRAG Hospitalizado) e o envio das mesmas deverá ser acompanhado do respectivo formulário SRAG Sivep Gripe, com exeção dos profissionais de saúde. Estas orientações estão vigentes a partir de hoje no município de São Paulo.” (…)

O Cejam conta com mais de 80 serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Mogi das Cruzes, Rio de Janeiro, Embu das Artes e Campinas. A organização ainda gerencia os serviços de saúde do bairro paulistas Jardim Ângela e Capão Redondo, na zona sul, totalizando 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 164 equipes, atendendo cerca de 614 mil habitantes nas duas regiões.

A CNN questionou a OS, que disse, por meio de nota que apenas seguiu determinações das autoridades de saúde do Estado. Por sua vez, diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Helena Sato, disse não reconhecer a determinação passada aos postos de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *