denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
09/12/2014     nenhum comentário

Protesto contra saúde terceirizada em Uberaba tem até encenação de velório

Conselheiro de saúde diz que ‘entrega da gestão’ para OSs aumenta custos e é ineficiente.

Demonstrar de forma teatral o funeral em curso do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta foi a estratégia encontrada por um grupo de mais de 100 pessoas em Uberaba para alertar a população sobre os malefícios da terceirização na saúde pública. Nesta segunda-feira (8/12), o grupo encenou velório do SUS durante protesto contrário à terceirização do serviço de saúde na cidade. A manifestação foi no plenário da Câmara de Vereadores.

Ao contrário do que aconteceu em Santos, onde no fim do ano passado vereadores manipulados pelo prefeito votaram em massa na lei que permite a privatização de quase todos os setores da prefeitura, em Uberaba as mudanças na legislação para minimizar esta prática estão em curso. Por recomendação do Ministério Público Estadual, que identificou irregularidades na contratação de OSs, uma proposta está no Legislativo desde novembro. Entre as alterações sugeridas está a realização de processo seletivo para a contratação de funcionários.

Segundo a assessoria da Prefeitura,  a atual votação se refere às adequações sugeridas pelo Ministério Público, para garantia de mais transparências nos procedimentos.

Conforme matéria do site G1, o conselheiro estadual de saúde, Jurandir Ferreira, usou a tribuna para falar que a Pró-Saúde, OS escolhida, não seria a melhor opção. “A lei 11.840 de 2013 traz em seu bojo a terceirização da gestão. No SUS, o artigo 199, parágrafo 1º da Constituição, diz claramente que as empresas privadas poderão participar do serviço de saúde de forma complementar. O que está sendo feito é a entrega da gestão. O mesmo dinheiro que está sendo pago a OS eu avalio que temos condições de fazer com 30% ou 40% mais barato e contratamos os melhores profissionais do Brasil para gerir o hospital”, afirmou.

Em nota, a assessoria da Pró-Saúde ressaltou que o modelo de contratação de hospitais e demais equipamentos de saúde possui histórico de êxito em outras cidades. Exito? Na verdade, a história mostra radicalmente o contrário, conforme matérias publicadas neste site e em outros veículos de imprensa, envolvendo o nome da própria Pró-Saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *