denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
18/12/2014     nenhum comentário

Por causa de OS, farmácia de Alto Custo não fornece remédios há 5 dias em Cuiabá

Segundo a Secretaria de Saúde, sistema informatizado está fora do ar por conta de uma dívida não paga por organização social

Os problemas causados pelo entra e sai de Organizações Sociais de Saúde (OSS) no serviço público cria situações das mais descabidas como esta que os moradores de Cuiabá estão enfrentando.

O munícipes da capital de Mato Grosso estão há cinco dias sem ter acesso a medicamentos porque a Farmácia de Alto Custo parou de fornecer os remédios após o sistema informatizado do órgão ficar fora do ar.

Não se trata de um problema meramente técnico, ligado à informatização da unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o sistema não está funcionando por conta de uma dívida que não teria sido paga durante o período em que uma Organização Social de Saúde (OSS) era responsável pela gestão da farmácia.

A entidade é o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas), que  suspendeu o funcionamento do software. A entidade entrou com uma ação na Justiça para cobrar a dívida.

A secretaria alegou que está tomando as providências necessárias para que o fornecimento de remédios seja restabelecido. Enquanto isso, a unidade está com os portões fechados com cadeados e aqueles que aguardam atendimento não recebem nenhuma informação sobre o motivo do fechamento.

Esta não é a primeira vez que a Farmácia de Alto Custo de Cuiabá causa dor de cabeça nos pacientes que precisam de medicamentos caros. Em matéria do dia 24 de setembro de 2014, o G1 relatou que a unidade fechou as portas por falta de pagamento de salários a funcionários. Os trabalhadores pararam as atividades porque chegaram a ficar há quase 60 dias sem receber.

Na época, o titular da pasta estadual, Marcos Lemos, alegou que os problemas de falta de pagamento se deram por questões legais. “Os contratos são temporários, emergenciais”, disse Marcos Lemos, titular da pasta estadual.

É que naquela semana vencia o terceiro e último mês de contrato com os servidores da Fundação de Apoio ao Ensino Superior da Unemat (Universidade de Mato Grosso), que tem termo de cooperação técnica com o estado. O contrato foi renovado para manter o serviço de gestão dos medicamentos de alto custo, que se manteve precário desde o cancelamento do contrato com a OSS Ipas, após flagrante de remédios vencidos (leia matéria sobre o assunto).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *