denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
16/01/2015     2 comentários

OSS Pró-saúde, a mesma que atua em Hospital Municipal de Cubatão, suspende atendimento odontológico nas UPAs de Uberaba

Ninguém sabe quando o serviço voltará. OSS, que começou a gerenciar as unidades no primeiro dia do ano, alega que não há previsão desse tipo de atendimento no contrato realizado com a Prefeitura. Já a administração diz que o serviço voltará em breve.

O atendimento odontológico nas Unidades de Pronto-Atendimento  (UPAs) de Uberaba está suspenso desde quando Organização Social de Saúde (OSS) Pró-Saúde assumiu o serviço. Para quem não sabe, a Pró-Saúde é a mesma OSS que atua há mais de 10 anos na Prefeitura de Cubatão. A mesma que recebeu diversas denúncias de irregularidades no gerenciamento de serviços em pelo menos seis estados do Brasil.

Pois bem. Em Uberaba, a Pró-Saúde foi contratada para gerenciar as UPAs a partir do início de 2015. Assim que chegou, no primeiro dia do ano, interrompeu  o tratamento dentário que já acontecia nas unidades. A suspensão foi motivo de reclamações dos pacientes e chegou ao conhecimento da Câmara da cidade.

O assunto foi tema de reportagem do jornal Jornal da Manhã On Line. Segundo o jornal, o munícipe que fez a denúncia percorreu oito unidades de saúde de Uberaba, sem conseguir atendimento odontológico para a filha. Na UPA do bairro Parque do Mirante, ele foi informado que não tinha nenhum profissional para o atendimento na área da rede.

Diante da reclamação, o parlamentar Franco Cartafina (PRB) resolveu apurar a situação. O vereador informou que até o dia 31 de dezembro do ano passado, o atendimento acontecia normalmente nas UPAs de Uberaba. “Eu fui até a UPA e lá, me informaram que realmente este atendimento não era prestado desde o início do ano. E mais: falaram que o atendimento odontológico seria obrigação do município”, afirmou.

Longe de ser um problema pontual, os pacientes que precisam desse tipo de atendimento ainda deverão ficar sem socorro por um bom tempo. Isso poque conforme levantamento feito pelo vereador,  não há nenhum acordo entre a Pró-Saúde e o município para a prestação de serviço odentológicos. Na reportagem conta que a OSS Pró-Saúde estuda a possibilidade de ceder um espaço nas UPAs para a retomada do atendimento odontológico e que talvez a entidade até possa assumir esta responsabilidade.“Não existe nada ainda. Nenhuma data definida, nenhum prazo estipulado para a retomada desse serviço”, ressaltou o vereador.

A Prefeitura de Uberaba, questionada oficialmente pela Câmara, até agora não se posicionou.  “Se a OS veio para administrar a UPA, ela tem que assumir a unidade de Saúde com todos os serviços que ela oferecia e até mesmo melhorar esses serviços. Mas, diminuir a prestação de serviços não podemos admitir”, protestou Franco Cartafina.

upasbenedito

Ao JM On Line o subsecretário de Saúde, Evaldo Espíndola, deu uma posição nada satisfatória. Ele garantiu que a questão do plantão odontológico nas UPAs é transitória. “O serviço voltará em breve, porém apenas na UPA São Benedito, onde ficarão concentrados os plantões em número suficiente para atender toda a demanda”.  Disse ainda que oserviço será prestado com odontólogos da rede municipal. O secretário não precisou quantas unidades terão dentistas e se esse número será maior ou menor que no ano passado.

Em Santos os Pronto-Socorros e policlínicas, assim como os Hospitais da Zona Noroeste e dos Estivadores, serão ser terceirizados por OSS. Essa decisão é do Prefeito Paulo Alexandre Barbosa e da maioria dos vereadores, que aprovaram no apagar das luzes de 2013 a Lei xxxxx, que prevê esse tipo de contratação nas áreas da Saúde, Cultura e Assistência Social. Nos locais onde esse processo ocorreu, fatalmente houve piora na qualidade dos serviços, restrições no acesso a atendimentos e diversas irregularidades no trato com o dinheiro público repassado para o caixa desstas empresas.

Você pode impedir que coloquem as mãos na nossa saúde pública e no nosso dinheiro!

Informe-se!

Mobilize-se!

Denuncie!

Saiba mais sobre o Projeto Ataque aos Cofres Públicos e contribua com essa causa!

Comentários (2)

  1. Armando disse:

    Se a saúde pública em todos os sentidos esta deficiente, entregar a terceirização, é jogar o nosso dinheiro no ralo e o atendimento a saúde no lixo NÃO VAMOS PERMITIR

  2. Anna Rocha disse:

    Se não deu certo em outros municípios, pq trazer p Santos?
    OSS Pro-saúde tem denúncias demais e elogios de menos. Não serve para nossa cidade. Fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *