denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
13/11/2019     nenhum comentário

Operação da PF envolve OS Pró-Saúde e propina para servidores do Pará

A Operação Esportula foi deflagrada nesta terça (12) e duas cidades

hospital_para

Mais um escândalo envolvendo a terceirização da saúde vem à tona e traz o nome da velha conhecida organização social Pró-Saúde.

Foi deflagrada nesta terça (12) a Operação Esportula, realizada pela Polícia Federal, cumprindo três mandados de busca e apreensão na capital Belém e na cidade de Ananindeua.

Os mandados foram requeridos pelo Ministério Público Federal, em investigação de esquema criminoso envolvendo a Pró-Saúde, responsável pela gestão de hospitais públicos no Estado do Pará.

De acordo com o MPF, a operação investiga também o envolvimento de um servidor da Secretaria de Saúde do Estado do Pará e outro do Tribunal de Contas do Estado.

“A operação no estado, mira suspeitos de envolvimento em esquema de corrupção na saúde. Investigações foram iniciadas pela força-tarefa do MPF para a Lava Jato”, informa o comunicado do Ministério Público Federal.

Os mandados de busca e apreensão de provas e bens foram cumpridos em endereços ligados a funcionários públicos suspeitos de terem recebido propina em troca do afrouxamento da fiscalização de organização social gestora de hospitais.

Além de estarem sendo investigados pela suspeita de cobrança de propina mensal para deixarem de fiscalizar a execução de contratos, servidores também são suspeitos de exigir pagamentos para praticar ilegalidades em oportunidades específicas, como para gerar vantagens para a organização social em edital ou para não criar obstáculos à aprovação de contas da entidade.

Por meio de nota, o Tribunal de Contas do Estado esclareceu que “agentes da Polícia Federal estiveram na sede da instituição em razão de um mandado de busca e apreensão do computador utilizado por um único servidor. O TCE-PA informa ainda que, por se tratar de uma investigação sob sigilo de justiça, não se pode afirmar se a apuração envolve a atividade funcional do supracitado investigado ou se é de caráter pessoal”.

Mais escândalos

O envolvimento da Pró-Saúde no âmbito das investigações da Lava Jato que acabaram se deparando com a corrupção na terceirização da Saúde não é novidade. Em março deste ano repercutimos as conexões da OS e ilícitos cometidos no Rio de Janeiro, onde até mesmo um cardeal foi citado. Veja no link:

Nós já sabíamos: OS Pró-Saúde protagoniza esquema de corrupção com direito a padre envolvido em fraudes

Veja abaixo algumas das  dezenas de matérias, algumas já bem antigas, em que mostramos os estragos que a Pró-Saúde desencadeou pelas cidades onde virou gestora de unidades de saúde. Inclusive em Cubatão!

Isso é terceirização! Gestores e políticos que adotam esse modelo de gestão são diretamente responsáveis, inclusive pelas mortes causadas diretamente ou indiretamente nesse regime administrativo obscuro.

Pró-Saúde terá de devolver R$ 1,5 milhão à Prefeitura

Escândalo da Pró-Saúde: prejuízo é superior a R$ 75 milhões

Pró-Saúde é responsabilizada por desfalques aos cofres de Cubatão

Terceirização do Hospital de Cubatão pela Pró-Saúde é reprovada em definitivo

OS Pró-Saúde é investigada em seis estados por irregularidades

Calotes e irregularidades marcam história da Pró-Saúde em Cubatão

Cubatão: Pró-Saúde é reprovada mais uma vez

Cinco mortes de bebês no Hospital Municipal de Cubatão gerenciado pela Pró-Saúde

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *