denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
18/04/2017     nenhum comentário

Mortalidade alta: UPAs geridas pela Pró-Saúde sofrem intervenção em Uberaba

Unidades tiveram aumento no índice de mortalidade e piora na qualidade e eficiência no atendimento

upa2uberaba

Redução da eficiência, piora na qualidade e um aumento no índice de mortalidade. Esses fatores levaram a Prefeitura de Uberaba a intervir em duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Cidade.

Os equipamentos ficam nos bairros Parque do Mirante e do São Benedito, e vinham sendo alvo de denuncias da população e do Conselho Estadual de Saúde pela baixa resolutividade na assistência.

Em coletiva de imprensa, o prefeito de Uberaba justificou a intervenção no fim da semana passada dizendo que por 90 dias serão apuradas todas as possíveis falhas na prestação dos serviços.

“Os indicadores estão apontando que aumentou o número de mortalidade dentro das UPAs. Vamos verificar porque isto está acontecendo. Vamos verificar porquê há tantas internações nas UPAs. Isso depende de experiência e competência e isso tudo será verificado”, explicou o prefeito, Paulo Piau.

Ele também ponderou que a decisão administrativa é calcada na precaução e objetivando  o bom funcionamento das UPAs, para que a “comunidade de Uberaba da melhor maneira possível sem correr risco de ocorrer algum procedimento que leve ao extremo e até a morte”.

Durante uma visita na última quarta-feira (12), o prefeito e uma comissão de avaliação técnica da Secretaria Municipal de Saúde detectaram algumas das irregularidades.

Iraci José de Souza Neto, secretário municipal de Saúde, nomeado interventor destacou que a questão de óbitos dentro das unidades é uma preocupação. “Nesta primeira análise tivemos a oportunidade ir às UPAs com a comissão de avaliação técnica e ter um levantamento de incidência um pouco preocupante em relação à mortalidade dentro do pronto atendimento”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *