denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
27/11/2019     nenhum comentário

Ministério Público investiga terceirização da gestão de creches em Florianópolis

Inquérito será aberto com base em uma denúncia do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal sobre problemas nas unidades e irregularidades no histórico da Organização Social contratada

creche_floripa

A imprensa de Florianópolis mostrou nesta terça (26) que o Ministério Público está no encalço da política de terceirização da Educação e da organização social responsável pela administração das creches da capital catarinense.

Ao jornal NSC Total o MP confirmou que vai instaurar inquérito para apurar os fatos relatados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem). A denúncia foi formalizada pela entidade sindical na última segunda-feira (25).

O relatório detalha supostas irregularidades na administração das cinco novas creches municipais pela Associação São Bento, Organização Social (OS) contratada pela prefeitura.

Para o Sintrasem, a Associação São Bento é uma empresa “laranja” criada em Porto Alegre para receber verbas em um esquema que envolveria um instituto responsável por administrar hospitais no interior do Rio Grande do Sul.

As informações, passadas pelo sindicato são oriundas de uma outra investigação em curso no Ministério Público do estado vizinho, o do Rio Grande do Sul. Lá o inquérito versa sobre a atuação suspeita das organizações no hospital da cidade de Dois Irmãos, na região metropolitana de Porto Alegre.

O processo no RS foi instaurado no começo de setembro deste ano e investiga a criação da associação laranja, falta de pagamentos a fornecedores e colaboradores e aumentos abusivos de salários de dirigentes.

Experiência em xeque

Fora as investigações no MP gaúcho, o Sintrasem pontua ainda no dossiê encaminhado ao MP suspeitas em relação às provas que a organização social apresentou sobre experiência anterior em gestão de creches no Estado de São Paulo.

Já em Florianópolis, a denúncia é amparada por depoimento de mães e funcionários das duas unidades de ensino infantil onde a associação já está comandando. São elas a creche do Rio Tavares e a Antonieta de Barros, na Vila Aparecida.

Ambas as creches foram inauguradas recentemente. Nas duas instituições de ensino o sindicato reuniu reclamações que apontam quantidade de comida insuficiente para as crianças, problemas na estrutura, falta de água e profissionais inexperientes atuando em sala de aula.

“Tivemos até mesmo o relato de pais que já estão procurando outras unidades de ensino, mesmo que mais antigas, pois dizem que nas unidades novas tudo parece estar no improviso”, disse ao NSC o diretor de educação do Sintrasem, Bruno Ziliotto.

Além das duas creches já em funcionamento, a Associação São Bento venceu a licitação para administrar outras três unidades que ainda estão em construção: a creche Sol Nascente, no Saco Grande; a creche Santa Vitória, na Agronômica, e a nova unidade na Tapera.

A reportagem entrou em contato com o presidente da Associação São Bento, Reni dos Santos, que indicou um advogado para falar em nome da organização. Ele não retornou.

Já a prefeitura de Florianópolis, disse ao jornal, em nota, que a “parceria tem sido um sucesso”, “otimizando custos e mantendo a qualidade da educação com fiscalização cotidiana por profissionais de carreira da Secretaria de Educação”.

Em relação às denúncias, a prefeitura aponta que a empresa venceu um processo de seleção “que segue todas as normas legais e vem sendo fiscalizado pelo Tribunal de Contas e até mesmo o sindicato”, e que “em nenhum momento houve qualquer apontamento de irregularidades”.

A nota finaliza que diante dos novos fatos “o município vai tomar os procedimentos legais administrativos e se necessário judiciais para apurar qualquer tipo de irregularidade que possa acontecer ou vir a acontecer” e que vai oficiar a organização “para se manifestar sobre as acusações e apurar o fato”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *