denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
16/03/2020     nenhum comentário

Governo da Espanha anuncia intervenção em hospitais privados

Toda a estrutura do sistema privado será colocada à disposição do sistema nacional de saúde

espa

A situação extremamente triste e emergencial da Espanha frente à pandemia do Covid-19 mostra ao mundo o papel essencial de um sistema nacional e único de Saúde forte, com acesso universal e gratuito para as nações.

Dentre as medidas recentes anunciadas pelo governo decidiu para tentar conter a epidemia de coronavírus em seu território, está nada mais nada menos que a intervenção na saúde privada para colocá-la a serviço do Sistema Nacional de Saúde.

Conforme informou o El País, decreto publicado pelo presidente neste domingo (15) prevê que os conselheiros de saúde de todas as comunidades autônomas terão à disposição ‘todos os meios necessários’ do sistema privado para enfrentar a epidemia.

Nunca na história recente da Espanha esse tipo de ação foi executada. Segundo o ministro Salvador Illa, a intervenção na rede privada é necessária no estágio em que a doença alcançou.

Além disso, o ministro anunciou que todos os espaços públicos e privados ‘também podem estar habilitados’, e se for necessário serão transformados temporariamente em locais de assistência para cuidar dos doentes.

O governo também ordenou que as empresas e indivíduos fabriquem, em um prazo de 48 horas, materiais como equipamentos de diagnóstico, máscaras, óculos de proteção, luvas e outros produtos médicos e farmacológicos, com ameaças de sanção aos que não realizarem.

A última ordem diz respeito às regras sobre o ‘fornecimento de informações e dados’ sobre a evolução da epidemia. A partir de agora, de acordo com o ministro da Saúde, os dados serão oferecidos apenas uma vez ao dia, para evitar confusões.

Mais uma vez destacamos o quanto aqui no outro lado do planeta, no Brasil, é preciso valorizar o Sistema Único de Saúde (SUS), como modelo de saúde pública e de garantia dos direitos fundamentais à vida e à saúde.

Mesmo sendo o SUS subfinanciado e duramente atacado, somos único país com mais de 100 milhões de habitantes no mundo a levar medicina gratuita para toda a população. No link abaixo especialistas explicam porque devemos defender ainda mais o fortalecimento do sistema e lutar pela revogação da PEC do Teto dos Gastos, que, segundo cálculos de especialistas, tirou R$ 20 bilhões da saúde desde que foi sancionada em 2016.

Defender ainda mais o SUS e a vida é tarefa urgente de todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *