denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
24/06/2015     nenhum comentário

CPI das OSs: ex-governador de MT é convocado a explicar porque manteve entidades na saúde

Sinval Barbosa terá que apontar os motivos que o levaram a manter as OSS no sistema, apesar da detecção de problemas considerados gravíssimos na gestão das unidade.

sinval_barbosa

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as Organizações Sociais de Saúde (OSS) em Mato Grosso (MT) aprovou, durante reunião na manhã desta terça-feira (23), a convocação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

Conforme noticiou o site Mídia News, Barbosa terá que explicar quais foram as motivações políticas e técnicas que o levaram a implementar essas entidades na administração dos hospitais regionais de Mato Grosso. Também terá que apontar os motivos que o levaram a manter as OSS no sistema, apesar da detecção de problemas considerados gravíssimos na gestão das unidade, principalmente em relação ao atendimento.

O modelo de OSS na Saúde em Mato Grosso foi ideia do então secretário Pedro Henry, preso por envolvimento no Escândalo do Mensalão.

Um dos pontos levantados pela CPI é que, após a instalação do novo modelo de gestão de Saúde Pública, com o advento das OSS, não houve avanços e nem melhorias nas estruturas dos hospitais regionais, tampouco investimento em novos equipamentos.

Outra falha apontada é a questão de encargos e a folha de pagamentos dos trabalhadores, além do atraso no pagamento as fornecedores.

Segundo o atual governo, de Pedro Taques, no governo anterior, em Várzea Grande, foram contratados 9 mil procedimentos de alta complexidade e apenas 324 realizados, segundo o Tribunal de Contas do Estado. Já nas cidades de Colíder e Sinop, os hospitais tiveram de ser interditados em função das falhas no atendimento.

Ainda assim, Taques diz que está estudando três modelos de gestão na saúde. Além das OSs, há hospitais com consórcios regionais. Outra opção é a criação de uma Empresa de Administração Hospitalar Pública.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *