denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
30/06/2020     nenhum comentário

COVID-19: APÓS MORTES DE TRÊS PACIENTES EM HOSPITAL TERCEIRIZADO, SINDICÂNCIA ENVIA AO MP RELATÓRIO COM INDÍCIOS DE FALHAS

Prefeitura de Itupeva encontrou indícios de falhas no cumprimento de protocolos médicos

hospital-itupeva

A Secretaria Municipal de Saúde de Itupeva (SP) concluiu, nesta segunda-feira (29), uma sindicância interna para apurar a transferência de pacientes de Covid-19, do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, na madrugada do dia 20 de junho.

Três pessoas acabaram morrendo após a mudança. No início a suspeita era de que as mortes foram provocadas por falta de oxigênio nos estoques do Hospital, que é administrado pela organização social APGP, Associação Paulista de Gestão Pública.

Porém, segundo a sindicância, não foi esse o caso. O relatório, no entanto, aponta sinais de que os protocolos médicos não foram cumpridos de forma adequada.

Segundo o documento, a transferência foi solicitada pela equipe médica de plantão, mesmo com o pleno abastecimento dos respiradores. Além disso, não houve falta de oxigenoterapia (utilização de oxigênio em tratamentos médicos) a nenhum dos
pacientes.

No sábado, dia 20 de junho, teria sido solicitado o reabastecimento dos tanques de oxigênio no local, com a devida antecedência para garantir o estoque, além dos já existentes tanques-reserva.

Na madrugada da mesma noite, o alarme do sistema indicou que o nível de oxigênio estaria chegando próximo da reserva. A equipe plantonista, então, acionou a Cross, Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, para transferência de onze pacientes, preventivamente.

Antes da transferência acontecer, o reabastecimento de oxigênio já havia sido concluído, sem que houvesse falta de assistência aos pacientes.

Mas a equipe médica decidiu manter a transferência dos três pacientes em estado mais grave, para o Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, onde, segundo a equipe de transporte, aguardaram duas horas dentro da ambulância, com os pacientes recebendo oxigenoterapia, até que fossem admitidos no local.

Os três pacientes vieram a falecer, nos dias 20, 22 e 25.

Alguns funcionários já foram afastados de suas funções e outras medidas de segurança
estão sendo implementadas, para garantir o atendimento dos pacientes internados.
O relatório da sindicância será encaminhado ao Ministério Público, nos próximos dias, para possível abertura de inquérito de responsabilidades. Nele a Secretaria de Saúde afirma que identificou indícios de falta de protocolos e já está cobrando da organização social o cumprimento de procedimentos rigorosos.

A sindicância ouviu funcionários, diretores do Hospital e fornecedores.

A Prefeitura de Itupeva lamentou o falecimento dos três pacientes e se solidariza respeitosamente com as famílias de Maria Josilene Ribeiro, Maria de Matos e João Marques Neto. Informou que está apurando rigorosamente todos os detalhes sobre o atendimento dos pacientes e seguirá acompanhando um possível inquérito policial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *