denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
07/05/2020     nenhum comentário

COM HOSPITAIS PRIVADOS DE SANTOS ÀS VÉSPERAS DO COLAPSO, VAGAS SUS VÃO SOCORRER QUEM TEM PLANO

Situação trazida pela pandemia mostra o quanto é preciso lutar contra o desmonte e a terceirização/privatização do SUS

defendaSUS

O Jornal A Tribuna de Santos desta quinta-feira (7) traz em sua manchete um exemplo bem significativo do quanto toda a população depende do SUS e, portanto, deve defendê-lo dos projetos que visam seu desmonte e terceirização/privatização.

De acordo com o jornal, as unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais privados de Santos estão na iminência de entrar em colapso em questão de poucos dias. O número de pessoas infectadas por Covid-19 continua aumentando na região e as pessoas que têm planos de saúde precisarão recorrer à rede pública.

Veja o que diz a reportagem do jornalista Maurício Martins.

A informação foi destacada nesta quarta-feira (6), pelo secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, durante reunião sobre a plataforma Monitoramento Santos Covid-19 que divulga estatísticas sobre a doença.

Nesta quarta, o índice de ocupação de leitos de UTI nos hospitais particulares da cidade era 83,5%, contra 60% das unidades públicas (do município e do Estado). “Muito provavelmente teremos o esgotamento da rede privada. Talvez não em muito tempo e isso nos preocupa. Fatalmente as pessoas da saúde suplementar se farão valer da saúde pública”, ressalta Ferraz.

Do total de casos, quase um terço precisou de internação: 31,2%. Os sintomas mais comuns relatos pelos pacientes chegam no pronto-socorro são tosse (23,2%), febre (20,9%) e desconforto respiratório (13%).

Por que defender o SUS?

O SUS vem sendo alvo de todo o tipo de ataque. Em nível federal, a PEC do teto de gastos (Emenda Constitucional 95, que entrou em vigor no Governo Michel Temer e foi mantida por Jair Bolsonaro) reduziu os investimentos em saúde pública em R$ 20 bilhões. Ao mesmo tempo, os governos estaduais e municipais aprofundam a entrega sas gestões de serviços diversos de saúde a empresas criminosas, intituladas como organizações sociais (OSs), protagonistas de escândalos de corrupção em todo o território nacional.

Mesmo assim, o SUS e os servidores que nele atuam sem condições ideais de trabalho seguem salvando vidas. Agora fica ainda mais nítida a importância de lutar por esse que é um dos maiores sistemas de saúde público do mundo.

Mesmo em tempos anteriores à pandemia, quem tem plano de saúde também depende do SUS ainda que não tenha noção disso. É o SUS que atende as emergências pelo SAMU, fiscaliza a qualidade da água e estabelecimentos de alimentação através da Vigilância Sanitária, vacina toda a população, proporciona acesso à remédios de alto custo etc. Só no SUS tem transplante de órgãos, hemodiálise, tratamento de tuberculose, HIV entre outros serviços extremamente essenciais e estratégicos.

Em Santos a política de saúde segue em risco. Este ano, o Governo de Paulo Alexandre destinou 25% de todo o orçamento da Saúde para pagar as OSs por contas de contratos milionários. As reclamações dos usuários perante a piora dos serviços de urgência e emergência são ignoradas pelo governo e pelos vereadores que aprovaram a Lei das OSs em 2014 e agora nada fazem para garantir a qualidade no atendimento.

Ajude a defender o SUS! Saúde não é Mercadoria! O SUS é um direto de todos os brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *