denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
04/03/2020     nenhum comentário

Após denúncia sobre larvas em refeições, vereador pede investigação policial em Hospital gerido pela FUABC

Denúncia ainda relata que a paciente teve infecção no hospital

marmita

A família de uma gestante internada no Hospital Nardini, em Mauá, denunciou a presença de larvas em refeições servidas à paciente. O hospital é gerenciado pela organização social Fundação do ABC, que por sua vez quarteiriza o serviço de fornecimento de refeições.

Segundo a denúncia, foram recebidas três marmitas com larvas entre os dias 20 e 23 de fevereiro. Também consta do relato, que a mulher teria contraído infecção hospitalar no período em que ficou internada, tendo em vista as condições ruins das instalações no local.

O caso repercutiu na Cidade e na Câmara vereadores se posicionaram, por meio de requerimentos, pedindo apuração rigorosa dos fatos.

O vereador Fernando Rubinelli foi um dos que apresentou requerimentos e solicita que o Delegado Titular de Polícia Civil do Município instaure inquérito policial para investigar o caso. A denúncia foi divulgado por jornais veiculadas da cidade no último dia 25/02.

De acordo com a reportagem, a paciente gestante teria sido servida com um prato de arroz, feijão, repolho e larvas.

O Jornal Nossa Cidade, de Mauá, recebeu áudios e fotos com relatos da situação no último dia 24. O denunciante não quis se identificar, mas relatou que já era a terceira vez que sua familiar havia recebido a refeição com problemas e diz não ter conseguido falar com ninguém da direção sobre a situação.

Segundo a Prefeitura, a responsabilidade do contrato é da Fundação ABC, que notificou a nutricionista e também investiga a situação.

O denunciante diz ainda que a paciente teria contraído infecção hospitalar no Nardini e dá a entender que a má conservação do hospital teria motivado o problema.

“Tentei achar os diretores ontem que fui lá para fazer uma reclamação com eles e nada, liguei hoje pra ver se alguém poderia me atender. O hospital está abandonado, não tem diretor nenhum pra tomar providência”, diz no áudio.

O requerimento apontado que trata-se de um “caso de polícia”e, por isso, compete à Polícia Civil agir, foi rejeitado. Outros dois requerimentos pedindo providências administrativas foram aprovados.

FUABC

A fundação do ABC é a mesma organização social que atua na UPA Central de Santos. Alvo de muitas críticas por conta da demora para atendimento, equipes reduzidas, falta de insumos, baixa resolutividade e suspeitas de negligência médicas.

A Prefeitura enviou à imprensa uma nota sobre o caso:

“Em apuração rigorosa, um caso isolado está sendo investigado, ocorrido com apenas um acompanhante de uma gestante, com infecção urinária não ligada ao fato. O ocorrido, ainda em apuração preliminar, foi documentado à nutricionista e plantonistas no dia 20/02. Nenhum outro caso foi relatado, e causou estranheza, o fato do acompanhante relatar, em áudio, que a mesma situação ocorreu três dias depois, pois não houve essa reincidência. O caso será investigado, pois foi identificado que o mesmo tipo de larva, típica de vegetais, não teria como se hospedar em duas refeições e cardápios distintos e que, segundo a empresa, não haveria possibilidade de sobreviver ao processo de cozimento em alta temperatura. Salientamos que a empresa, mantém um contrato com a Fundação do ABC, responsável pela gerência da saúde no município, para fornecimento de refeições ao Hospital Nardini, no valor aproximado de R$ 450 mil por mês, e que casos do tipo nunca foram relatados anteriormente. O contrato da Prefeitura com a empresa Real Food, trata de outro serviço prestado, no atendimento ao restaurante dos servidores públicos no paço municipal e que, jamais, algo similar aconteceu. Informamos que tomaremos as medidas contratuais necessárias e, tanto Prefeitura, como a empresa, abrirão processos internos e externos para apuração dos fatos. À população deixamos nossa mensagem de tranquilidade, pois em mais de 10 anos, é a primeira vez que, de maneira pontual e isolada, que algo desse sentido possa ter ocorrido e que, ainda estamos apurando para verificar a real veracidade dos fatos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *