denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
09/02/2015     nenhum comentário

Ambulância do SUS de PG também transportou turistas em Santos

Veículo, que deveria estar à disposição dos pacientes, por exemplo do Hospital Irmã Dulce, estava fazendo city tour

Um dia antes da ambulância do SUS de Praia Grande ser apreendida por fazer transporte irregular de turistas em Guarujá, uma munícipe de Santos flagrou e fotografou o mesmo veículo fazendo city tour em Santos, em frente ao Aquário Municipal, na Ponta da Praia.

Patrícia Azevedo ficou indignada e resolveu registrar com o seu celular a cena.

“Eu moro ali em frente. No sábado (7), por volta das 9:30 da manhã, estava passeando com o meu cachorro e vi as pessoas com roupa de praia descendo da ambulância, achei um absurdo. Resolvi tirar as fotos.  As pessoas se dispersaram. Vi um casal atravessando a Rua e a maioria foi em direção à praia”, disse Patrícia.

Segundo  ela, o motorista é o homem calvo que aparece encostado ao lado da ambulância, na primeira foto.

Um dia depois do flagrante em Santos, a imprensa noticiou que a ambulância foi apreendida numa praia da Pérola do Atlântico, passeando com visitantes que estavam hospedados em uma colônia de férias de Praia Grande. Veja aqui a matéria.

Veja as fotos:

ambulancia4.4 ambulancia2.2 ambulancia1.1

A ambulância é utilizada por pacientes que precisem ser removidos para procedimentos médicos realizados fora do Hospital Municipal Irmã Dulce, atualmente gerido pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação ABC.

A situação mostra como o poder público está longe de ter o controle do uso adequado dos recursos custeados com dinheiro público, especialmente quando o serviço é terceirizado. No veículo está a inscrição da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

Por meio de nota, a Sesap informa que abriu, nesta segunda-feira (9), o processo administrativo número 3801/15 e encaminhou ofício número 48/15 solicitando esclarecimentos à empresa SVS  Transporte e Agenciamento de Mão de Obra Ltda, contratada pelo Município para executar o serviço previsto pelo SUS, denominado Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para o transporte de pacientes para unidades de Saúde que se localizem fora dos limites da cidade.

“O ofício solicita que a empresa se pronuncie em até cinco dias úteis sobre a ocorrência noticiada pela Imprensa. A abertura do processo e o envio do ofício são as primeiras medidas adotadas pela Administração para a apuração rigorosa dos fatos envolvendo o veículo do TFD”, informa a Secretaria.

A Sesap esclareceu ainda que o motorista que estava de posse do veículo também é contratado da empresa. E que os automóveis desse contrato ficam estacionados na garagem da empresa e não têm prefixo correspondente à frota de veículos municipais.

O Jurídico do Município aguarda a manifestação da empresa para analisar medidas cabíveis. Mas, preliminarmente, a Sesap informa que a SVS poderá ser multada pelo descumprimento da cláusula sexta do referido contrato de prestação de serviço, que dispõe: “Será expressamente proibida a utilização dos veículos em quaisquer outras atividades remuneradas ou não, fora de atendimento ao contrato”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *