denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
08/05/2019     nenhum comentário

Absurdo: paciente com câncer recebe sonda vencida há 9 meses em UPA terceirizada do Guarujá

Unidade é gerida pela organização social (OS) Pró-Vida e caso foi parar na mídia

sonda-vencida2

 

Não é exagero quando dizemos que a cada nova unidade ou serviço de saúde entregues para terceirização via empresas/organizações sociais mais vidas são colocadas em risco.

No antigo PAM Rodoviária de Guarujá, hoje chamado de UPA Dr. Matheus Santamaria, um caso noticiado pelo site G1 expressa muito bem o nível de incompetência, ineficiência e amadorismo da gestão terceirizada para as empresas que se dizem OSs.

Um paciente com câncer recebeu uma sonda de alimentação vencida há 9 meses. O material teve que ser retirado às pressas quando perceberam, por conta de riscos de infecção, já que o material vencido a tanto tempo pode liberar substâncias tóxicas que podem contaminar o estômago e até outros órgãos.

Veja abaixo a matéria publicada nesta tarde no G1:

Paciente com câncer recebe sonda vencida há nove meses em UPA no litoral de SP

A filha do paciente disse que foi orientada por um médico a retirar a sonda com urgência. Prefeitura do Guarujá informou que está apurando o caso.

Um paciente de 51 anos atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Matheus Santamaria, conhecida como PAM Rodoviária, em Guarujá, no litoral de São Paulo, recebeu uma sonda vencida. Em entrevista ao G1, a filha do paciente disse nesta quarta-feira (8) que foi orientada por um médico a retirar a sonda com urgência, já que o produto venceu há nove meses.

Segundo a estudante Aline Pereira, de 24 anos, o pai tem câncer de laringe e necessita do aparelho para se alimentar. O equipamento vencido foi colocado no paciente na última quinta-feira (2).

Ela conta que chegou ao hospital pedindo que disponibilizassem uma sonda ao pai, mas recebeu a informação de que o produto não estava disponível. Os familiares tentaram encontrar um local para comprar a sonda, mas, como não localizaram, decidiram retornar ao hospital.

“Ao voltar para a unidade um dos enfermeiros alegou que podia dar uma olhada na pediatria e encontrou essa. Devido à correria não havíamos prestado atenção ao detalhe da validade. Quando chegamos em casa, nos deparamos com isso”, diz.

Após o ocorrido, o paciente recebeu uma nova sonda e passa bem. “O que adianta melhorar o aspecto dos hospitais, a estrutura física, sendo que o quadro de funcionários não atende a demanda de pacientes?”, lamenta.

A família, então, procurou outra unidade de saúde no município. “O médico mandou tirar urgente a sonda do meu pai, pois ele corre um risco enorme de ser contaminado e ter uma bactéria no estômago ou intestino devido às toxinas que são liberadas por causa de produtos vencidos”, conta.

Procurada pelo G1, a Secretaria de Saúde de Guarujá informou que está apurando o ocorrido e que vai tomar todas as medidas cabíveis junto à organização social que administra a unidade de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *