denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
11/10/2017     nenhum comentário

Usiminas avança mais um passo pra cima da saúde pública de Cubatão

Legislativo autoriza o Município a firmar um contrato para reabertura do Hospital extremamente desvantajoso para os cofres públicos e para o SUS, previsto para durar até 10 anos.

hosp-cuba-alto

Estado mínimo, lucro máximo. A frase define o processo de entrega do hospital municipal de Cubatão para o controle da Fundação São Francisco Xavier, “braço social” da Usiminas, mesma empresa que comprou a antiga estatal Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista), também em Cubatão.

A Câmara da cidade autorizou nesta terça-feira (10) a Prefeitura a assinar o contrato com a Fundação em uma espécie de PPP às avessas, oficialmente chamada de concessão de uso real de bem imóvel. Apesar das advertências contrárias do Ministério Público de Contas de São Paulo, ligado ao Tribunal de Contas, o contrato será assinado nos próximos dias e será válido por cinco anos, prorrogáveis por mais cinco.

Até onde o Ataque aos Cofres Públicos sabe, a entidade terá de investir R$ 9 milhões para reformas e adequações. Em contrapartida, apenas 60% dos leitos serão destinados para o SUS. E a Prefeitura ainda se compromete a repassar R$ 48 milhões ao longo de dois anos para garantir o acesso de pacientes que não podem pagar.

Além de gerir os leitos SUS, a Fundação poderá ofertar 40% de leitos para outras empresas de convênios médicos e para particulares. Ganhará dinheiro também com o estacionamento, restaurantes e lanchonetes, entre outros setores do complexo hospitalar. Isso tudo por até 10 anos! A justificativa para esse formato de contrato é que o hospital será autossustentável. (?)

A Usiminas, hoje líder na produção e comercialização de aços planos laminados, era ela mesma uma empresa estatal. Foi privatizada em 1991, inaugurando a era das privatizações brasileiras com uma série de demissões e protestos. Os grupos que fizeram a aquisição não se arrependeram. Muito dinheiro por décadas financiou novas aquisições de estatais, entre elas a Cosipa, em 2005.

Dez anos depois, com cenário econômico desfavorável para a mineração, houve mais demissões em massa, totalizando, só em Cubatão, cerca de 4 mil funcionários. Gente jogada de uma hora para outra para a informalidade ou para o desemprego.

Mas no mundo corporativo sempre há espaço para se reinventar e criar novas fontes de ganhos. Grandes companhias enveredando pela área da saúde pública não são exatamente uma novidade no Brasil. Cubatão se rende à tendência justamente na gestão do tucano Ademário Oliveira, inaugurando uma novo período de privatização da saúde municipal.

Enquanto os estados e prefeituras pioneiros nesse processo de privatização começam a dar sinais de esgotamento, os gestores neoliberais que assumiram recentemente outros municípios, como é o caso de Cubatão, enveredam pelo mesmo caminho. A cada nova privatização que realizam, mais distorções criam e alimentam, e mais difícil tornam a viabilização e o próprio resgate do Sistema Único de Saúde.

Fundação escolhida para assumir Hospital fez diagnóstico da saúde cubatense antes de ser contratada

A OS escolhida para assumir o Hospital Municipal – a Fundação São Francisco Xavier – já havia sido ventilada nos bastidores desde março deste ano. Foi, inclusive, citada na imprensa como escolha certa.

Dias atrás, uma matéria publicada no Jornal A Tribuna ainda mostrou que a entidade, ligada também à Usisaúde (plano de saúde de funcionários da Usminas e dependentes), tinha como antigo projeto operar um hospital na Baixada Santista.

Vendo que sua fome estava se juntando à vontade de comer do tucano recém-eleito, a companhia até participou de um levantamento sobre a saúde municipal, em uma parceria firmada por meio do Ciesp com a Prefeitura.

Conforme noticiado no Jornal A Tribuna, os trabalhos começaram já em janeiro e, segundo a Fundação, permitiram que a entidade pudesse “conhecer toda a situação de prédio e das instalações do hospital”. A matéria parece ter reproduzido uma nota oficial da empresa que diz que o propósito desse levantamento foi “identificar oportunidades de melhorias na gestão da saúde e, dessa forma, alcançar o mesmo nível de excelência que a fundação já implantou em outras cidades onde atua”.

Pois é… A história do almoço grátis caberia nesta situação? A Usiminas estaria de fato preocupada com a saúde pública em Cubatão? Será?

Então uma organização privada se “voluntaria” a fazer um diagnóstico de um serviço para um ente público, cujo resultado final é algo como “a solução do seu problema será me contratar”. E então esse ente público concorda e executa a sugestão?

Um escárnio? Há uma realidade paralela em Cubatão? Os representantes do Ministério Público e de órgãos de controle estão dopados ou anestesiados?

 

Fundação escolhida para assumir Hospital de Cubatão quis desamparar 11 mil aposentados da antiga Cosipa

A OS escolhida para assumir o Hospital Municipal – a Fundação São Francisco Xavier – já havia sido ventilada nos bastidores desde março deste ano. Foi, inclusive, citada na imprensa como escolha certa.

Dias atrás uma matéria publicada no Jornal A Tribuna ainda mostrou que a entidade, ligada também à Usisaúde, o plano de saúde de funcionários da Usminas e dependentes, tinha como antigo projeto operar um hospital na Baixada Santista.

Vendo que sua “fome” estava se juntando à “vontade de comer” do tucano recém-eleito, a companhia até participou de um levantamento sobre a saúde municipal, em uma parceria firmada por meio do Ciesp com a Prefeitura.

Conforme noticiado no Jornal A Tribuna, os trabalhos começaram já em janeiro e, segundo a Fundação, permitiram que a entidade pudesse “conhecer toda a situação de prédio e das instalações do hospital”. A matéria parece ter reproduzido uma nota oficial da empresa que diz que o  propósito desse levantamento foi “identificar oportunidades de melhorias na gestão da saúde e, dessa forma, alcançar o mesmo nível de excelência que a fundação já implantou em outras cidades onde atua”.

recorte-montado-usiminas

Pois é… A história do almoço grátis caberia nesta situação? A Usiminas estaria de fato preocupada com a saúde pública em Cubatão? Será?

Então uma organização privada se “voluntaria” para fazer um diagnóstico de um serviço para um ente público cujo diagnóstico final é algo como “a solução do seu problema será me contratar”. E então esse ente público concorda e executa a sugestão?

Um escárnio? Há uma realidade paralela em Cubatão? Os representantes do Ministério Público e de órgãos de controle estão dopados ou anestesiados?

Para quem não sabe, a Fundação São Francisco Xavier é a mesma empresa que gere o plano de saúde dos aposentados da antiga Cosipa. A mesma também que, em 2011, surpreendeu a categoria com aumento de quase 60% no valor das mensalidades. O aumento abusivo foi barrado na Justiça, mas a empresa não desistiu de prejudicar os cerca de 11 mil metalúrgicos inativos, em nome do aumento de seus lucros.

Em dezembro do ano passado, houve uma nova investida, que levaria à majoração de até 100% no valor do plano, por conta de mudanças relativas às cobranças por faixa etária. O atual plano ficaria extinto e os beneficiários se adequariam às novas condições estipuladas pela Fundação. Houve manifestações e o Sindicato dos Metalúrgicos conseguiu barrar mais esse ataque na Justiça.

Ao ser premiada com a PPP na cidade onde atua, a OS vai contribuir ainda mais para o aprofundamento da visão mercadológica da saúde na Cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *