denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
27/06/2017     nenhum comentário

UPA de Santos: com suspeita de lesão na coluna, acidentado fica à espera de Raio X por mais de 8 horas

Caso foi relatado pelo advogado Vicente Cascione; Paciente que se machucou em acidente foi levado para UPA terceirizada, onde o aparelho de Raio X estava quebrado e sem previsão de conserto. A unidade também não dispõe de ambulância para remoção.

upa-central-fachadasite

Sem comentários.

É o título de um relato enviado para o Jornal A Tribuna de Santos, publicado na edição desta terça-feira (27), em que o advogado Vicente Cascione relata a história que acompanhou, envolvendo o atendimento de Urgência e Emergência da Cidade.

Trata-se da saga de um homem que sofreu um acidente e passou por toda a sorte de obstáculos para ser atendido. O acidente aconteceu por volta de 12h15 desta segunda-feira (26). Chamaram-lhe o resgate, mas no lugar veio uma viatura policial, cujo responsável avisou não haver ambulâncias do SAMU disponíveis.

Diante disso, foi chamado o Corpo de Bombeiros, que chegou só depois de meia hora. O rapaz, que colidiu com sua moto contra um veículo de passeio, foi levado pelos bombeiros para a UPA Central. Chegando na entidade, mais um martírio. Não poderiam fazer nada por ele, pois o aparelho de Raio X estava quebrado, sem previsão para conserto. Tampouco poderiam transportá-lo para a Santa Casa, onde poderia fazer o exame. O motivo? A UPA não tem ambulância para fazer esse tipo de remoção.

Resultado: até às 20h30 do mesmo dia (segunda, 26), o rapaz permanecia na mesma maca do corpo de bombeiros, na UPA, à espera de alguma solução para o seu caso. Ele estava com suspeita de LESÃO NA COLUNA VERTEBRAL!

Parte do serviço utilizado para remoção de pacientes em ambulâncias é terceirizado. A UPA Central é terceirizada. E ambos os serviços mostram que não funcionam quando mais se precisa deles. Como se pode conceber que uma Unidade de Pronto Atendimento não tenha como fazer simples radiografias? Como se pode achar normal que a maior parte das ambulâncias esteja inoperante numa cidade como Santos?

O Governo de Santos mente para a população quando diz que a terceirização de serviços de saúde para empresas e Organizações Sociais têm o objetivo de trazer mais eficiência e agilidade ao atendimento. O que está em jogo nesta decisão que vem sendo implementada desde o mandato anterior é permitir que o Governo transfira dinheiro para empresas e se livre de responsabilidades em áreas cruciais como a saúde. Isso é “cuidar, inovar e avançar”?

Até quando, afinal, o santista vai suportar tanto descaso e incompetência?

Veja abaixo o relato publicado no Jornal A Tribuna:

print-upa-sem-rais-x

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *