denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
20/01/2020     nenhum comentário

Terceirização encarece o serviço, admite Governo do Rio

Prefeitura rompe contrato com OS e diz que objetivo é aumentar eficiência e reduzir custos

upa_vivario

Os governos sabem que terceirizar os serviços custa mais, não garante a eficiência, dificulta a transparência e abre as portas para a corrupção. Mesmo assim investem nesse modelo de gestão afirmando que é a única alternativa, escondendo que a crise na qualidade do atendimento é produto de anos de sucateamento.

No Rio de Janeiro os desvios de recursos e a sanha por lucro dos empresários da saúde foi tão grande que gerou uma crise no setor e agora a Prefeitura está recuando.

A administração rompeu de maneira unilateral o contrato com a organização social Viva Rio, que administra 75 unidades de saúde no município. A empresa municipal RioSaúde vai assumir essas unidades.

A prefeitura alega que a decisão de encerrar o contrato com a organização social foi estratégica e de gestão, visando “serviços com mais qualidade e eficiência”. Afirmou ainda que a mudança vai gerar economia, porque a terceirização encarece o serviço.

Ao admitir que a terceirização encarece o serviço, fica a pergunta: quem vai devolver o dinheiro desperdiçado em décadas de terceirização?

E o pior é que com a medida, mais de 5 mil profissionais da OS entram em aviso prévio a partir desta terça-feira (21). Segundo o site G1, eles poderão ser recontratados pelo município. Será?

A Viva Rio administrava unidades de atenção primária na Zona Sul, Região da Leopoldina Madureira, além de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) nas comunidades da Rocinha e do Alemão.

Em nota, a Organização Viva Rio classificou a medida da prefeitura como “intempestiva”. Disse que iniciou o processo de aviso prévio dos funcionários, como demandado pela prefeitura, mas que só irá concluí-lo se o município depositar o dinheiro necessário para todas as verbas rescisórias.

A Viva Rio deu prazo até 7 de fevereiro para que a prefeitura faça o repasse necessário. Do contrário, irá cancelar os avisos e suspender as demissões.

A prefeitura não deu prazo, mas disse que vai honrar todos os compromissos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *