denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
18/07/2018     nenhum comentário

Reação contra as OSs ecoam no Espírito Santo e em Alagoas

Capitais Vitória e Maceió engrossaram a luta contra o desmonte e a entrega do SUS para a entidades provadas

protesto-maceio2

Na última terça-feira (17), manifestantes contra a terceirização dos serviços públicos realizaram um protesto para denunciar a possível implantação do modelo de gestão por Organizações Sociais no Hospital da Mulher, em Maceió, Alagoas.

No Espírito Santo a reação popular também acontece. Diretores e representantes de sindicatos da área da saúde se reuniram em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória, na manhã desta quarta-feira (18), para lançar a ‘Caravana da Saúde’. O o movimento é contra o anúncio recente da Secretaria de Estado de Saúde de que seis hospitais serão terceirizados até o final do ano.

Alagoas

O ato em Maceió reuniu membros da Reserva Técnica do concurso da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e representantes de movimentos sociais. O Hospital da Mulher está em construção no bairro do Poço e há previsão de entrega ainda para este mês.

protesto-maceio1

O anúncio de terceirização, feito em declaração do governador Renan Filho (MDB) em janeiro,  revoltou aqueles que estão na lista de espera dos concursos feitos recentemente. Parte da população usuária do SUS também é contra, pois sabe dos efeitos maléficos que a forma de gestão gerou em outras unidades públicas.

Um dos organizadores do ato foi o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde em Previdência Social no Estado de Alagoas (Sindprev). Cerca de 80 pessoas participaram da manifestação com cartazes e faixas, demostrando a indignação com a privatização da unidade.

Segundo a entidade, os membros da Reserva Técnica aguardam por nomeações desde o ano de 2014. Eles defendem uma administração pública e a contratação de servidores por meio de concursos.

Espírito Santo

Na capital capixaba a luta dos sindicatos e movimentos sociais ligados à área medica e hospitalar é pela saúde 100% pública e longe da lógica do lucro que as entidades privadas representam.

protesto-es

Com esse mote, na manhã desta quarta (18), dezenas de pessoas se concentraram em frente à sede do governo para divulgar o início da ‘Caravana da Saúde’. Segundo o diretor do Sindsaúde/ES, José Reinaldo, houve um anúncio recente da Secretaria de Estado de Saúde de que seis hospitais serão terceirizados até o fim de 2018.

“Estamos lançando a Caravana da Saúde hoje, em resposta à notícia de que mais seis hospitais vão ser terceirizados e isso é justamente para combater essa terceirização. Nós vamos rodar o Estado para demonstrar à população exatamente o que o governo quer”, afirmou.

Para o site do Folha de Vitória Reinaldo explicou que um dos problemas é que com a terceirização os hospitais o custo dispara até mais que o triplo e não há garantia de melhora no atendimento aos pacientes.

“O governo está querendo entregar os hospitais às empresas e, ao entregá-los, eles ficam de três a quatro vezes mais caros do que é hoje. O que queremos é investimento na saúde como deveria ser, dando acesso, resolvendo problemas de filas de cirurgia, de pessoas que tem que vir do interior para esses atendimentos públicos em Vitória e não enriquecer empresas”, concluiu.

Conforme relembrou o site Século Diário, em abril uma marcha da saúde, com mais de mil pessoas também foi realizada com o mesmo objetivo de defender a saúde pública e de lutar contra o sucateamento dos serviços públicos e entrega para entidades privadas.

Na ocasião participaram da manifestação entidades sindicais que representam categorias como enfermeiros (Sindienfermeiros), psicólogos (Sindpsi-ES), servidores do Judiciário (Sindijudiciário-ES), servidores da administração indireta (Sindipúblicos) e policiais civis (Sindpol-ES). Os movimentos sociais, por sua vez, estavam representados pelo movimento estudantil, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras, Movimento Quilombola do Norte do Estado e pela Federação de Associação de Moradores do Estado (Famopes), entre outras.

Além dos trabalhadores que atuam nas unidades de saúde e hospitais dos municípios da Grande Vitória, houve quem veio do interior para participar da manifestação.

“Paralelo ao processo de entrega da rede estadual de saúde, os municípios operam a terceirização a todo vapor dos PA’s [Prontos-Atendimentos] e Unidades Básicas de Saúde em vários municípios. Como exemplo, temos as propostas de terceirização em Linhares e recentemente a publicação do edital para terceirizar o PA do Trevo de Auto Laje, à revelia do Conselho Municipal de Saúde. A ação foi suspensa após ação do vereador Elinho [PV] em Cariacica”, afirmou o diretor de Comunicação do Sindsaúde-ES, Valdecir Gomes Nascimento.

Seminário
Já nesta sexta-feira (13), a partir das 8h, o Sindsaúde-ES realiza o Seminário Interestadual “Saúde Pública: Dever do Estado”. O evento, que tem entrada franca, também é uma resposta diante das declarações recentes do atual secretário estadual de Saúde, afirmando que o governo de Paulo Hartung quer privatizar/terceirizar mais seis hospitais da rede pública até o final do ano.

“Com este anúncio feito pelo governo de Paulo Hartung, ficou ainda mais evidenciada a importância de unirmos esforços. É fundamental a definição das estratégias de luta para impedir este processo de entrega dos hospitais públicos para as empresas travestidas de organizações sociais (OSs). Um exemplo é o Hospital Infantil de Vila Velha que, após terceirização, teve aumento no número de óbitos de recém-nascidos”, ressalta Cynara Azevedo, da Secretaria de Condições de Trabalho do Sindsaúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *