denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
01/11/2018     nenhum comentário

Prefeitura abre processo para desqualificar o Iabas como organização social

O anúncio foi feito no mesmo dia do anuncio de rescisão do contrato com a organização social (OS) Viva Rio, por falhas de gestão no Hospital municipal Ronaldo Gazolla.

iabas-rio

A prefeitura abriu um processo para desqualificar o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) Iabas como organização social (OS). Em publicação no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, a a presidente do Iabas, Glória Bejarano, é notificada que terá dez dias para apresentar uma defesa por escrito, pessoalmente ou via procurador.

Falhas no modelo?

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Secretaria municipal de Saúde (SMS) anunciou que vai rescindir o contrato com a organização social (OS) Viva Rio por falhas de gestão no Hospital municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio. Segundo Alexandre Campos, subsecretário Geral e Executivo da SMS, a OS gastava, por mês, cerca de R$ 600 mil a mais do que o previsto e não guardava dinheiro para pagar questões trabalhistas, como rescisões e férias, como mandava o contrato.

Uma das unidades que o Iabas representa é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Costa Barros, na Zona Norte, que fica em meio ao fogo cruzado entre os complexos da Pedreira e do Chapadão. Com as paredes crivadas por balas, a UPA da prefeitura ficou 48 horas fechada na semana passada, depois que traficantes ameaçaram levar uma médica para atender um baleado na favela. Ela acabou não indo. Mas, quase todos os dias, situações parecidas se repetem no local, que enfrenta dois dos mais graves problemas do Rio: o caos na saúde e a violência.

Em nota, o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) afirma que trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde há nove anos, sempre cumprindo com suas obrigações na gestão de seus contratos, e informa que vai prestar os devidos esclarecimentos e apresentar sua defesa dentro dos prazos estipulados tão logo tenha acesso ao conteúdo do processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *