denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
17/10/2019     nenhum comentário

Para cortar gastos, OS vai reduzir quadro de médicos em UPA de Registro

Redução na quantidade de profissionais começa nesta quinta-feira (17), segundo alerta de parlamentares

upa_registro

Um dos métodos das organizações sociais elevarem seus ganhos nos contratos com o poder público é economizar em recursos humanos, seja não pagando salários dignos à maioria dos funcionários, seja reduzindo a quantidade de profissionais por equipes.

É o que está acontecendo em Registro, no Vale do Ribeira, conforme denunciam alguns vereadores da cidade, em matéria publicada pelo site G1.

Os parlamentares afirmam que a gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade está diminuindo o quadro de médicos que fazem atendimento, prejudicando a qualidade do serviço oferecido aos usuários. A redução começaria já a partir desta quinta-feira (17). Procurada pelo G1, a gestora da UPA confirmou a retirada do quarto médico da unidade.

A diminuição, segundo os parlamentares, seria uma forma da empresa gestora da UPA diminuir os custos, aumentando ganhos. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, os vereadores Vander Lopes (PSC) e Fabio Tatu (Cidadania) fazem a denúncia e dizem que o número de médicos passaria de quatro para três.

Eles acreditam que a espera que já é razoável para as consultas vai aumentar ainda mais. “Uma situação inadmissível, que só prejudica única e exclusivamente a população e os funcionários da UPA que trabalham fazendo milagres, com estrutura muito aquém da necessária”, declarou o vereador do PSC.

Por meio comunicado enviado ao site, a gestora da UPA Registro, que na matéria não está especificada, se defendei. A nota salienta que, após uma análise do número de atendimentos realizados por mês na unidade, houve a necessidade da contratação de novos plantonistas, uma vez que a média mensal de atendimentos era de 8.136, o que a classificaria como Porte VI nos padrões do Ministério de Saúde.

“Tal classificação preconiza a existência de quatro plantonistas durante o dia e três durante a noite, o que teria sido permitido pela Secretaria de Saúde Municipal e divulgado em ofícios nos dias 28 de maio, 15 de junho e 13 de agosto de 2019. Em junho, o quarto plantonista foi contratado para integrar o atendimento na UPA.

A gestora da UPA explica, no entanto, que o custeio referente à contratação do plantonista não foi repassado pela Prefeitura, que gerou um débito para a gestora durante os quatro meses em que o funcionário foi contratado. Com isso, o profissional foi desligado até a quitação das dívidas. A UPA relata, ainda, que busca sanar o problema em beneficio do usuário e adequação financeira da gestão contável da unidade”.

Por outro lado, a Prefeitura de Registro explicou que, com a requalificação da UPA, houve aumento no custo de manutenção da unidade. No entanto, devido à dificuldade no custeio do funcionário e das despesas da UPA, o atendimento continuará a ser realizado com apenas três profissionais a partir desta quarta.

A Prefeitura ainda afirmou que a contratação do quarto plantonista deve ocorrer novamente a partir do momento em que o Ministério da Saúde realizar o aporte financeiro, totalizando R$ 3,6 milhões por ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *