denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
29/05/2018     nenhum comentário

Paciente denuncia abuso sexual em PS terceirizado

Boletim de ocorrência por estupro foi registrado em Araçatuba, por usuária do PS de Santana, gerido pela Irmandade Santa Casa de Birigui

ps-santana

Está sendo investigado pela Polícia Civil de Araçatuba o caso de um suposto estupro ocorrido no Pronto-Socorro da cidade. A unidade, que fica no bairro de Santana, é terceirizada para a organização social Irmandade Santa Casa de Birigui.

De acordo denúncia feita pela paciente por meio de Boletim de Ocorrência, ela teria sido molestada sexualmente durante exame de raio-X.

Consta que a suposta vítima, de 46 anos, foi na noite do último dia 21 ao posto emergencial e o médico solicitou uma radiografia de pulmão e abdome. Na sala de raio-X a paciente foi orientada pelo técnico a vestir um avental e abaixar a calça. Conforme relatou aos policiais, durante o procedimento, o autor teria colocado a mão no órgão sexual dela. A paciente estranhou a atitude e ao sair da sala procurou uma enfermeira e questionou sobre a necessidade de tocar no corpo dela durante o procedimento.

Como a enfermeira disse que não havia necessidade, a paciente aguardou ser chamada pelo técnico para pegar o resultado do exame. Quando ele se aproximou, ela disse para não tocar nela. A vítima relatou que o homem insistiu em querer se explicar e, nervosa, desferiu dois tapas no ombro dele.

O técnico dá versão diferente. De acordo com o registro policial, ele próprio teria acionado a Polícia Militar. Na delegacia,  explicou que fez primeiro o raio-X do tórax da mulher e, depois, pediu que ela abaixasse a calça até o joelho para fazer o exame do abdome. O investigado alegou que pediu licença à vítima e argumentou que, para tal exame, seria necessário tocar na região pélvica dela.

Por meio de comunicado, a administração municipal informou por meio de nota da assessoria de imprensa que a enfermeira responsável pelo plantão do PS prestou assistência imediata à paciente e acompanhou o caso, oferecendo apoio para o registro do boletim de ocorrência.

“A Secretaria de Saúde de Araçatuba, por meio de seus gestores, abriu processo administrativo para verificação dos fatos junto à OS (Organização Social) responsável pelos serviços do raio-X, para a apuração rigorosa dos fatos denunciados”.

Em Santos

OSs e terceirização nos serviços municipais não colocam em risco apenas os cofres públicos. As empresas contratadas visam lucro e diminuem custos e gastos onde for possível para manter seus ganhos econômicos.

A contratação de profissionais não ocorre por concurso. As seleções são duvidosas. Os trabalhadores têm vínculos precarizados e por isso mesmo, geralmente, têm menor capacitação, já que são menos valorizados. A qualidade do serviço fica comprometida. E, como temos visto em alguns casos, até a integridade física dos pacientes fica ameaçada.

Em Santos também ganhou repercussão um caso de ataque sexual ocorrido no serviço de emergência terceirizado. Foi em dezembro, na UPA gerida pela OS Fundação do ABC. O funcionário, que atuava no setor de imobilização, fugiu e até hoje se encontra foragido.

print-assedio-upa-e1522244665958

A vítima deu entrevista ao Ataque aos Cofres Públicos recentemente e se mostrou indignada com a falta de providências dos órgãos competentes.

Veja no link abaixo:

Vítima de abuso sexual na UPA de Santos questiona secretário em reunião do Conselho de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *