denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
04/07/2019     nenhum comentário

OS Fundação do ABC restringe atendimento em hospital municipal sem autorização da Prefeitura

Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá, não funcionou de forma integral

nardini

Contratada pela Prefeitura de Mauá (SP) para gerenciar o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, a Fundação do ABC decidiu, segundo o Executivo de forma unilateral, promover restrições no acesso da população ao serviço.

O caso foi pauta na imprensa local no início desta semana, após reclamações de usuários que tentaram obter assistência no fim de semana.

Conforme noticiou o jornal Diário do Grande ABC, o secretário de Saúde de Mauá, David Ramalho, declarou que o Paço não foi informado pela organização social sobre a restrição de atendimentos na emergência do equipamento no último domingo. Ramalho disse que a administração foi informada sobre o ocorrido pelo próprio jornal.

A reportagem do Diário publicada nesta quarta (3), mostrou que a limitação do atendimento na emergência da unidade de saúde tem sido frequente nos últimos três meses, especialmente aos domingos.

“A falta de leitos e também de profissionais fez com que comunicado fosse emitido pela supervisão do hospital para o Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e para as regulações municipal e estadual, informando sobre a interrupção nos atendimentos para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e área vermelha (emergência e trauma) entre 15h30 e 23h”, diz o jornal.

 

Outros veículos de imprensa colocaram a posição da FUABC. Segundo a empresa, a restrição visava melhorar o atendimento e reduzir o tempo de espera na recepção.

Alguns pacientes, que não sabiam da nova determinação, chegaram ao hospital e foram encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município. Uma placa na porta da unidade avisa os munícipes que só serão atendidos casos de urgência, ginecologia, psiquiatria e ortopedia.

Diante disso, fica claro que o cumprimento das premissas do SUS, de promover acesso integral e universal a todos que precisarem da saúde pública, não vale quando o que prevalece é a ótica do lucro.

Lembramos que a Fundação do ABC é a mesma OS que atua na UPA Central de Santos, unidade campeã de reclamações na Baixada Santista pela baixa resolutividade, equipes reduzidas, demora para atendimento e suspeitas de negligência.

A Fundação do ABC também é alvo de investigações do Ministério Público de Santo André. As investigações envolvem casos com indícios de corrupção no serviço público. Veja aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *