denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
14/03/2019     nenhum comentário

Operação Calvário: secretária que acusada de receber propina de OS é alvo de mandado de busca e apreensão

MP esteve na casa da secretária de administração da Paraíba, citada por ter comprado uma casa com dinheiro desviado da Saúde, via OS Cruz Vermelha

casa-livania

Dentro da terceira fase da Operação Calvário, que visa desarticular um esquema de desvio de dinheiro do SUS via contratos de terceirização de gestão e de quarteirização de serviços, o Ministério Público da Paraíba, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), cumpriu nesta manhã mandado de busca e apreensão contra a secretária de administração da Paraíba.

A gestora, Livânia Farias, faz parte da lista que envolve outras nove pessoas também alvo de mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Sousa e Rio de Janeiro.

A Operação Calvário apura ilícitos cometidos nos repasses à Cruz Vermelha e ao Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP), organizações sociais que administram hospitais do Estado.

Entre as pessoas que receberam equipes do MP estão o marido de Livânia, Elvis Rodrigues Farias, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Sousa, Carlos Pereira Leite Júnior, conhecido como Koloral Júnior.

O cabeça

A operação investiga uma organização criminosa que seria comandada por Daniel Gomes da Silva, apontado como responsável por desvios de verba do SUS , corrupção, lavagem de dinheiro e peculato, por meio de contratos firmados juntos às unidades de saúde da Paraíba, na ordem de R$ 1,1 bilhão.

O Ministério Público recolheu documentos, celulares e outros documentos.

Abaixo a lista dos alvos dos mandados de busca e apreensão
Livânia Maria da Silva Farias – secretária de administração do Estado
Elvis Rodrigues Farias – esposo de Livânia Farias
Haroldo Rivelino da Silva – irmão de Livânia Farias
Haller Renut da Silva – irmão de Livânia Farias
Gabriella Isabel da Silva Leite – sobrinha de Livânia Farias
Lucas Winnicius da Silva Leite – sobrinho de Livânia Farias
Carlos Pereira Júnior (Kolorau Júnior) – sobrinho de Livânia Farias e vice-presidente da Câmara Municipal de Sousa
Maria Laura Caldas de Almeida Carneiro – servidora pública e esposa de Josildo
Josildo de Almeida Carneiro – agente condutor de veículos
Saulo Pereira Fernandes
Keydson Samuel de Sousa Santiago – dirigente do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa

CPI a caminho

Como ocorreu em São Paulo, na Paraíba está prestes a ser instaurada uma CPI para apurar os mau feitos das OSs.

Na Assembleia Legislativa Paulista (Alesp), em que pese revelações importantes sobre ilícitos, irregularidades e imoralidades nos contratos de terceirização e quarteirização virem à tona, concretamente nenhuma OS ficha suja foi de fato punida.

Como resultado dos trabalhos, foi feito um projeto de lei que tenta aumentar um pouco o controle das parcerias. Algo como enxugar gelo. O correto seria revogar toda a legislação que permite a atuação das OSs no serviço público. Como qualquer entidade criminosa, as OSs com má intenção (e são muitas) conseguirão sempre se adaptar para seguir saqueando os cofres públicos.

Na Paraíba, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) afirmou em entrevista na última terça-feira (12) que a bancada da oposição vai insistir na instalação da CPI da Cruz Vermelha na Assembleia Legislativa.

Segundo ele, este é o maior escândalo da história do Estado e que, após o depoimento do ex-assessor Leandro Nunes, ficou claro que o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) sabia de tudo e que a secretária de Administração, Livânia Farias, era quem operava o esquema criminoso.

O ex-assessor Leandro Nunes Azevedo, em depoimento ao Ministério Público, afirmou que a gestora teria comprado uma casa na cidade de Sousa, Sertão do Estado, no valor de R$ 400 mil, com dinheiro desviado da organização social Cruz Vermelha, que administra o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa..

O ex-assessor, inclusive, chegou a ser preso, mas foi solto no último dia 1° de março, após uma decisão judicial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *