denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
20/02/2020     nenhum comentário

Menino de 7 anos morre após medicação intravenosa em hospital terceirizado

Jhonatan deu entrada no Hospital Nossa Senhora de Nazareth, em Bacaxá, Saquerema (RJ) andando; OS IAGES é a responsável pela gestão

jhonathan

Um menino de 7 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (19) após receber medicação intravenosa no Hospital Nossa Senhora de Nazareth, no distrito de Bacaxá, em Saquarema (RJ).

A família está denunciando o hospital, que é terceirizada para a organização social IAGES, de erro médico. Os familiares contam que Jhonathan Leonardo Souza deu entrada na unidade, na terça (18), com febre, tosse e vômito, mas, logo após receber a medicação, sofreu paradas cardíacas.

A Prefeitura disse, por meio de nota, que um processo administrativo para investigar o caso já foi aberto.

Ao site Plantão dos Lagos os familiares apresentaram o documento do hospital com a descrição dos medicamentos prescritos: soro fisiológico, ondansetrona, ranitidina e nebulização com adrenalina 1 mg/ml, em quantidade igual a 3.

Houve, ainda, indicação de radiografia de seios da face e radiografia de tórax. “Deram um medicamento com adrenalina e ele veio a óbito em menos de 24 horas. Eu acho que não teve inalação. Eu acho que a adrenalina que era para ele inalar, eles aplicaram na veia”, relataJuli Gomes, parente da vítima.

Em estado grave Jhonathan chegou a ser transferido para o Hospital Estadual Roberto Chabo em Araruama. A remoção ocorreu às 23h desta terça (18), mas ele não suportou e morreu exatamente à 1h22 desta quarta (19).

Emocionada, a tia do garoto, Simoni Carvalho, relembra o drama: “Meu ‘pequenininho’ chegou andando. Chegou com febre, tossindo e com vômito. Pegaram ele, passaram exame mas mandou fazer o medicamento primeiro. Aí, quando fez o medicamento na veia, ele não aguentou e parou. Eles entubaram ele e o médico falou que as chances já não eram boas”.

Na certidão de óbito consta “hemorragia pulmonar maciça, insuficiência cardíaca e arritmia cardíaca como causas da morte”.

Abaixo a nota da Prefeitura:

“A Prefeitura de Saquarema lamenta o ocorrido com o menino Jhonatan. Ele deu entrada no Hospital Nossa Senhora de Nazareth, em Bacaxá, e de acordo com a IAGES, Organização Social que administra o hospital, o paciente apresentava quadro respiratório e recebeu as medicações de rotina conforme prescrição médica. A Prefeitura de Saquarema, por meio de sua assessoria jurídica, abriu processo administrativo para investigar o caso e determinar o que houve. Após a conclusão das investigações, o departamento jurídico tomará as devidas providências. A Prefeitura, novamente, lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos do Jhonatan neste momento de luto”.

 

Mais uma história triste envolvendo suspeita de erro/negligência em hospitais gerenciados por OSs, empresas que muitas vezes são criadas com o único propósito de lucrar com os recursos do SUS, seja por meio da prestação de serviço ruim e ineficiente, seja por meio de desvios, ou, como temos visto em muitos casos, as duas coisas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *