denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
28/01/2019     nenhum comentário

Índice de insatisfação cresce mais ainda na UPA Central terceirizada pela Prefeitura

O prefeito de Santos Paulo Alexandre (PSDB) decidiu replicar esse mesmo modelo de gestão fracassado, caro e que fere os direitos dos trabalhadores, na futura UPA da ZN, cujo atendimento começa no mês que vem.

upa-15-01-19

Nas primeiras semanas de janeiro a UPA Central de Santos foi destaque negativo na imprensa local.

Na TV e nas manchetes de jornais locais, as reclamações são unânimes em apontar o serviço como ineficiente, uma espécie de depósito de doentes.

No dia 10 de janeiro o Jornal da Tribuna, 1ª Edição mostrou o drama de uma idosa infartada que teve de esperar por vaga de internação na UPA em condições inimagináveis. Primeiro no carro, apesar do calor intenso, depois em uma cadeira improvisada.

Quinze dias antes, o Jornal A Tribuna mostrou a história do rapaz vítima de suposta negligência médica. Ele foi assaltado e levou pancadas dos bandidos. Logo depois procurou atendimento na unidade terceirizada, mas foi liberado como se estivesse tudo bem. Ele foi para casa e logo depois o quadro se agravou. Retornou para a unidade, mas já era tarde. O IML constatou hemorragia.

Outra notícia, desta vez veiculada pelo G1, no último dia 16, destacou a intensa demora para conseguir atendimento no local.

No mesmo dia foi ao ar outra reportagem do Jornal da Tribuna, 1ª Edição. Em tela casos de pacientes “internados” sem qualquer conforto na sala de medicação. Fica claro que a unidade virou um depósito de gente tratada como gado.

Foi o que vimos também no último dia 15, quando a equipe do Ataque aos Cofres Públicos conversou com as pessoas e gravou depoimentos sobre as deficiências do serviço (veja no quadro).

Isso é o que a terceirização do SUS produz! A UPA é gerida pela OS ficha suja Fundação do ABC e ganha R$ 21 milhões da Prefeitura. Esta mesma empresa é acusada de dar dando um calote nos trabalhadores do Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, que agora foi para as mãos de outra OS.

O prefeito de Santos Paulo Alexandre (PSDB) vai replicar esse mesmo modelo de gestão fracassado, caro e que fere os direitos dos trabalhadores na futura UPA da Zona Noroeste, ainda este mês. O projeto é o mesmo para a UPA da Zona Leste.

Veja abaixo o que dizem os usuários do serviço terceirizado:

depoimentos-upa-15-01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *