denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
16/02/2018     nenhum comentário

Fundação do ABC comete apropriação indébita em pagamentos de terceirizados, acusa sindicato

Trabalhadores também cobram o pagamento do 13º e ameaçam greve

assemb-maua-07dez17

A Fundação do ABC (FUABC) segue gerando problemas nas unidades públicas onde está presente, na forma de gestora contratada pelo estado.

Em Mauá, no chamado Cosam (Complexo de Saúde de Mauá), a organização social está sendo acusado pelos trabalhadores terceirizados de apropriação indébita de valores que deveriam ser utilizados para pagamento de empréstimos consignados.

A denúncia é destaque do jornal Diário do Grande ABC desta sexta-feira (16). Por meio de comunicado à imprensa, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Saúde do Grande ABC (SindSaúde ABC) questiona a FUABC de descontar parcelas de empréstimos consignados na folha de pagamento de alguns trabalhadores e de não efetuar o repasse aos bancos.

“O Sindicato orientou os trabalhadores a registrarem BO (Boletim de Ocorrência) e enviarem para o sindicato, juntamente com a carta do banco cobrando o pagamento e o holerite comprovando o desconto”, detalha a nota do SindSaúde, e ainda completa: “Com esses documentos o sindicato vai processar a empresa criminalmente por apropriação indébita e estelionato”.

O aviso é assinado pelo presidente da entidade sindical, Almir Rogério Mizito.

A organização social que também atua em Santos, na gestão da UPA Central, se pronunciou e admitiu que realmente “houve um problema de sistema no mês de dezembro, mas que foi solucionado”.

Sem 13º

Mas esse não é o único problema apontado pelos trabalhadores. No mesmo comunicado o SindSaúde também afirma que o pagamento do 13º salário dos funcionários que atuam em Mauá não foi pago integralmente. Os dirigentes sindicais estão inclusive convocando os terceirizados a promoverem atos para exigir o cumprimento de seus direitos. Uma primeira atividade já teria ocorrido nesta sexta, às 5h30, em frente ao Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini. No local a categoria também decidiria a data do início da greve.

A paralisação foi aprovada em assembleia realizada na semana passada, por conta do mesmo problema. Em carta redigida pela entidade sindical a ser distribuída aos usuários do serviço estão os argumentos que geraram a decisão pela paralisação: “Os funcionários da FUABC estão passando por uma situação humilhante e podem não ter outra saída senão utilizar o último recurso diante da intransigência patronal: a greve”, explica o texto.

No jornal Diário do Grande ABC a FUABC admite que os pagamentos do 13º salário foram “de fato pagos parcialmente”, mas informa que “aguarda repasse financeiro da Prefeitura de Mauá para efetuar os pagamentos”. Já a Prefeitura não respondeu aos questionamentos do jornal.

Um total de 942 trabalhadores são empregados da FUABC nos equipamentos públicos de Saúde de Mauá.

O Ataque aos Cofres Públicos mostrou ao longo dos últimos meses os problemas que a OS tem gerado na cidade. Veja nos links abaixo:

Ex-funcionários da Fundação do ABC fazem novo protesto em Mauá

OS FUABC e Prefeitura de Mauá brigam e quem sofre é a população

Contrato da FUABC em Mauá terá auditoria

Contrato da FUABC em Mauá terá auditoria

Funcionários da FUABC em Mauá e Santo André protestam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *