denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
26/11/2018     nenhum comentário

FUABC: pacientes e funcionários do Irmã Dulce ficam sem almoço

Sindicato denuncia que nesta segunda (26) foi servido apenas uma sopa rala. Foto: assessoria de imprensa do Sintercub

fuabc-sem-almoco

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições Coletivas de Cubatão denuncia que nesta segunda (26), pacientes e funcionários do hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, não almoçam.

“Eles apenas tomaram uma sopa rala, feita por nutricionistas e um menor aprendiz”.

De acordo com o Sindicato, as 26 merendeiras do turno da manhã deixaram seus postos para participar de uma assembleia do sindicato. As trabalhadoras, quarteirizadas, estão sem receber a cesta-básica, o adiantamento salarial de novembro e agora souberam que o 13º salário será parcelado e quatro vezes. Além disso, alerta o sindicato, as funcionárias que saíram de férias não receberam corretamente.

A empresa que está dando calote nas profissionais e comprometendo o atendimento no hospital é a JLA, que por sua vez foi contratada pela organização social ficha-suja Fundação do ABC.

Segundo o presidente do sindicato, Abenésio Santos, além do almoço, o café da manhã também foi prejudicado. As nutricionistas, auxiliadas por um menor aprendiz, tiveram que improvisar para preparar uma “sopa rala” para servir aos pacientes no lugar da refeição adequada.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Abenésio classificou a empresa terceirizada JLA como “marrenta”, pois não quer pagar o que deve.

“E o gestor do hospital municipal, gerido por uma organização social, não tem autonomia para resolver nada”, resume.

Sabemos que a FUABC está saindo do Hospital Irmã Dulce. O contrato de terceirização não foi renovado com a OS. É sempre assim quando as OSs deixam os serviços onde lucraram por anos ou mesmo décadas. Ficam as dívidas e os calotes enquanto elas acabam migrando para outras cidades, para disputar outras prefeituras e reiniciar o ciclo de saque aos cofres públicos da saúde.

Segundo o sindicalista, a categoria não descarta a possibilidade de fazer greve por tempo indeterminado caso o problema, não seja resolvido. “Infelizmente, pela ganância de uma empresa irresponsável, pagam as merendeiras e também os pacientes e funcionários do hospital”, afirmou.

Esta não é a primeira vez que o hospital sofre com falta de refeições adequadas. Aqui mesmo no Ataque aos Cofres Públicos já mostramos uma situação semelhante em 2015. Veja no link abaixo:

Fundação ABC: Funcionários do Hospital Irmã Dulce ficam sem almoço por atrasos em pagamento

Na época, a JLA Alimentação suspendeu o fornecimento de comida e água aos trabalhadores por conta de atrasos no pagamento do serviço por parte da Fundação do ABC. O caso teve repercussão na imprensa local, como mostra o print abaixo:

atirmadulce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *