denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
13/11/2018     nenhum comentário

FUABC é questionada por falta de Raio-X e segurança

Vereadores, por meio de requerimentos, pediram informações ao Executivo na última segunda (12)

upa-requerimentos

A vereadora de Santos, Telma de Souza (PT), encaminhou ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) um requerimento pedindo informações sobre a não realização de radiografias na UPA Central, terceirizada pela organização social Fundação do ABC (FUABC).

A empresa embolsa uma quantia expressiva dos cofres públicos e não estaria cumprindo as metas do plano operativo?

Segundo a vereadora, os exames de Raio X não estão sendo realizados. Muitos pacientes estariam sendo dispensados sem tratamento por falta do equipamento.

Esta não é a primeira vez que que a unidade fica sem realizar esse tipo de exame. Recentemente o Ataque aos Cofres Públicos mostrou que por quase uma semana o equipamento ficou quebrado e os atendimentos de ortopedia foram suspensos.

O que nunca é suspenso é o contrato com a Fundação. Pelo contrário. Teve reajuste semanas atrás. Sinal que o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) está satisfeito. Talvez por não precisar usar a unidade para sua família.

Veja abaixo o requerimento da vereadora Telma, aprovado na sessão do último dia 12.

req-telma-raio-x-upa

Na mesma sessão, outro parlamentar pediu explicações ao Executivo em relação a problemas na UPA. Sérgio Santana (PR) afirma que “pessoas em situação de rua e desocupados” estariam utilizando a rampa de acesso à unidade como área de descanso, impedindo a passagem de cadeirantes e demais pessoas com dificuldades de locomoção.

O vereador, que anexou foto do problema, pede que a Prefeitura destaque Guardas Municipais para tomar conta do local. Lembramos que a OS deve manter vigilantes para segurança aos pacientes e, se não o faz, estamos diante de mais um motivo para denunciar a má execução do serviço pela terceirizada.

req-sergio-santana-gm-upa1

 

Ademais, pela foto, o indivíduo registrado pela equipe do vereador parece ser alguém em situação de rua, sim, porém pode ter ido até o local justamente procurar auxílio médico. É possível ver que o pé esquerdo do rapaz está machucado. Perto dele há um objeto, que parece ser uma caixa de medicamento.

Se assim for, temos aí mais um terceiro motivo para denunciar a má atuação da entidade privada, que supostamente estaria negligenciando o encaminhamento do cidadão para tratamento ou mesmo para o serviço pertinente da Secretaria de Assistência Social.

req-sergio-santana-gm-upa2

 

Por todos os ângulos que se olhe, é possível afirmar com certeza:  O modelo de gestão que entrega o serviço de urgência e emergência para entidade privadas que visam apenas lucro (OSs) fracassou em Santos e no Brasil inteiro.

A organização social FUABC ainda traz um agravante: é ficha suja, pois possui muitos questionamentos na Justiça, enfrenta investigações junto ao Ministério Público e tem várias irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado, em diversas cidades, inclusive Praia Grande.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *