denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
12/11/2018     nenhum comentário

Fantástico denuncia fraudes e erros em terceirização de operações de catarata no Mato Grosso

Empresa que venceu licitação para fazer as cirurgias estaria aumentando o número de cirurgias e consultas realizadas para receber mais dinheiro do estado, segundo MP.

fantastico-catarata

Há anos estamos dizendo e provando aqui: a terceirização, seja por meio de contratos de gestão com organizações sociais (OSs), termos de fomento com organizações da sociedade civil (OSCs) ou contratos pontuais com empresas médicas, não dá certo.

As razões são simples: OSs, OSCs e demais instituições que firmam parcerias com o poder público são empresas. Os  empresários visam apenas lucro. O lucro não convive com os princípios fundamentais do SUS e das políticas públicas em geral. Na busca incessante e óbvia pelo lucro, os empresários burlam esses princípios. Fazem isso prestando um serviço ruim, abaixo da qualidade necessária, ou desviando recursos por meio de vários tipos de irregularidades e ilícitos.

Em muitos casos, as duas coisas acontecem nos contratos entre público e privado. Quem ganha com isso? Como mostra a reportagem do Programa Fantástico (Rede Globo), do último domingo (11), não é a população.

Confira abaixo a reportagem em texto na íntegra e também o vídeo exibido na noite deste dia 11. Ou clique aqui para ir direto à página do Fantástico.

Mutirão de catarata no Mato Grosso é investigado por possível erro médico e fraude

Um mutirão pra operar gente com catarata, 48 milhões de verba do governo. A empresa responsável pelo serviço prestou as contas e aí embaçou tudo, porque a cura muita gente não viu.

Para fazer os atendimentos, o governo de Mato Grosso contratou por licitação uma empresa de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Os mutirões começaram e logo chegaram denúncias ao Ministério Público: ela estaria inflando, aumentando, o número de cirurgias e consultas realizadas para receber mais dinheiro do estado.

Além da suspeita de pagamento em dobro, a promotoria investiga se houve erro médico. Um dos operados, por exemplo, saiu da cirurgia com um comprovante que dizia que ele recebeu a lente artificial usada na cirurgia de catarata. Mas a visão só piorou. Depois, ele procurou um médico particular, que concluiu: “não há nenhuma lente” no olho direito.

https://www.youtube.com/watch?v=BP7FwQRaKvg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *