denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
18/06/2019     nenhum comentário

Falso médico atuou em UPA terceirizada e errou em receita antes de ser descoberto

Falso médico atuou em UPA terceirizada e errou em receita antes de ser descoberto

upa-sb

Imagina estar doente, procurar o serviço de pronto atendimento e ser atendido por um charlatão que se diz médico?

Foi o que aconteceu na UPA São Benedito, na cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O falso médico, que se apresentou com o nome de Gabriel Valentim,  foi contratado de forma terceirizada pela Prefeitura.

Como temos demonstrado diariamente nesta página, a terceirização, seja por meio de organizações sociais (OSs) ou por outros mecanismos administrativos, serve somente a empresários que visam lucro, em detrimento das garantias de direitos fundamentais preconizados no SUS.

O falso médico chegou a atender pacientes e até prescreveu remédios de forma errada, colocando em risco os usuários de Santa Luzia. Isso mostra o grau de amadorismo destas empresas, que sequer fazem uma simples checagem de documentação profissional (como a carteira do Conselho Regional de Medicina) na hora de escolher e admitir profissionais.

A fraude ocorreu no último dia 8. Após conseguir burlar o sistema de credenciamento, Gabriel chegou na unidade paramentado como médico e teve seu acesso franqueado aos pacientes.

Apenas uma semana depois o erro foi admitido, em reunião extraordinária da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, que convocou a secretária de Saúde, Nádia Duarte Tomé, e os diretores da UPA São Benedito e do Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto para darem explicações sobre o caso e apresentar dados sobre a atual situação da saúde pública do município.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, não foi tomada, até o momento, uma medida concreta para que todos os médicos que atendem na UPA e no Hospital Municipal passem a apresentar documentação antes de iniciarem suas jornadas. Como são contratados por meio de um regime diferenciado – são prestadores de serviço –, não é possível enquadrá-los no regime de controle de ponto por meio de biometria. Se o município seguisse os ditames constitucionais, teria apenas servidores concursados e nada disso teria acontecido.

O golpista chegou a fugir, mas foi preso no último dia 12.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *