denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
11/10/2019     nenhum comentário

Enfermeiros protestam contra ataques de OS gestora de Hospital em Goiânia (GO)

Empresa quer alterar jornada para 44h semanais e demitir 76 trabalhadores de UTIs

 

enfermeiros_protestam

Organizados e em luta contra retrocessos que na terceirização são ainda mais nefastos, enfermeiros, técnicos e auxiliares foram à Câmara Municipal de Goiânia (GO), na última quarta (9), protestar contra a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir).

A Organização Social (OS) é a responsável pela gestão do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Os profissionais estão resistindo contra a decisão da entidade privada de demitir 76 trabalhadores de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além de aumentar a carga horária de atuação para 44 horas semanais.

Hoje o  acordo coletivo da categoria estabelece 30 horas semanais, entretanto, nesta semana, foi informado, por um documento, que seria alterada para 44h (escala de 12h por 36h). E mais: quem não aceitasse seria demitido.

Na quarta-feira (9) a empresa também avisou que mesmo os trabalhadores que concordaram com a mudança poderiam ser desligados’.

A informação é de que 76 pessoas serão dispensados. Atualmente são 300 enfermeiros, técnicos e auxiliares que trabalham nas UTIs de queimados, C, E, F e Neo. Segundo os funcionários, a  direção hospital deverá substituí-los por terceirizados que atuarão com carga horária de 44h e com salários mais baixos.

Os trabalhadores resolveram fazer uma manifestação na Câmara para pedir aos vereadores a aprovação de uma lei municipal que garanta as 30h. Esta proposta de lei já existe e passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto deve ir a plenário nas próximas semanas e, se aprovado, vai para a Comissão de Saúde da Casa para, então, retornar à tribuna.

Em nota a OS Agir confirmou novas contratações e deu a entender que se trata de quarteirização. Ou seja, a OS (uma empresa terceirizada) vai contratar outra empresa para fornecer profissionais de enfermagem.

“O Hugol, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), está realizando a contratação de empresas especializadas para a execução de alguns serviços, nos moldes do que o hospital já possui em algumas atividades assistenciais e de apoio. O foco dessa transição é a entrega de atendimentos com ainda mais qualidade e segurança para os pacientes, prezando pela racionalidade do uso dos recursos”, diz a nota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *